Artigo
voltar para consulta

assunto
Meditação Vipassanâ
Autor Data Publicação
Veronica Mannarino 04/05/2001
Origem

 


- O que é Vipassana?

   Vipassana significa ver as coisas como realmente são. É uma técnica de auto-purificação através da auto-observação.

- Quais são os benefícios desta técnica de meditação?

   O praticante de Vipassana adquire uma visão adequada e o desapego de que precisa para se libertar de condicionamentos mentais prejudiciais, tais como a cobiça, a ira e o medo. Quando estas se enfraquecem e depois são eliminadas, as qualidades benéficas latentes (amor, compaixão, alegria, equanimidade) começam a emergir e a se desenvolver.
   Isso permite que o praticante encare as tensões e os problemas da vida diária de forma mais tranqüila e equilibrada. É uma arte de viver que permite erradicar o sofrimento e contribuir positivamente para a sociedade.

- Como aprender esta técnica?

   Para aprender a praticar Vipassana é necessário um retiro completo de dez dias em silêncio, durante o qual os estudantes aprendem primeiro a desenvolver uma concentração superior ao habitual na vida cotidiana e, a seguir, utilizam esta concentração apurada para examinar sua própria natureza física e mental.

- Quais os requisitos para se assistir a um curso de Vipassana?

   O estudante deve se comprometer a permanecer no local do curso durante os dez dias de sua duração e cumprir o horário e o código de disciplina estabelecidos.

- Pessoas de qualquer religião ou crença podem participar desse curso?

   Embora Vipassana tenha sido desenvolvida como técnica por Gótama, o Buda, sua prática não é limitada aos budistas e não há, de forma alguma, nada parecido com uma conversão religiosa. A técnica funciona com base simplesmente no fato de que todos os seres humanos compartilham os mesmos problemas e que uma técnica para erradicar tais problemas terá uma aplicação universal.

- Como é financiado o curso?

   Os cursos são sustentados por antigos estudantes que já foram beneficiados pela prática e, desejando compartilhar esses benefícios com os demais, fazem uma doação de acordo com sua vontade e seus meios. Quem faz um curso pela primeira vez pode dar sua doação no final do curso. Essas doações são a única fonte para financiar os cursos. Desta forma, a difusão da Vipassana se realiza com absoluta pureza.

- Quando e onde é o curso?

   Os próximos curso de Vipassana no Brasil acontecerão no estado do Rio e estão programados para:

03/07/01 a 14/07/01 (Amparo - RJ)
16/07/01 a 27/07/01 (Amparo - RJ)

29/07/01 a 09/08/01 (Belo Horizonte - MG)

- Como fazer para inscrever-se no curso de Vipassana?

Os interessados em participar no próximo curso podem entrar em contato com:

e-mail: veronicam@openlink.com.br
Verônica Mannarino: (21) 221 4985
Sarah Escorel: (21) 558.2900
http://www.portuguese.dhamma.org

para receber por correio informação detalhada sobre o curso e o formulário de inscrição.


Que esta informação contribua para que mais pessoas alcancem a iluminação!
Que todos se libertem das contaminações e da infelicidade!
Que todos desfrutem da verdadeira paz, uma paz real, uma verdadeira harmonia!

 

 

       Vipassana é a tradição interior de meditação da linhagem Theravâda do Budismo, segundo a tradição de Sayaggyi U Ba Khin, ensinado por S.N. Goenka.

        Vipassana significa ver as coisas como realmente são. Para aprender a praticar VIPASSANÀ é necessário participar de um retiro completo de dez dias. Nele os estudantes aprendem primeiro a desenvolver, através da observação - muito superior á habitual - a fim de examinar sua natureza física e mental.

        Através desta pratica você obtêm a visão clara e o desapego necessários para libertar-se de características mentais prejudiciais, tais como a cobiça, a ira e o medo. Quando estas características diminuem e posteriormente são eliminadas, as qualidades saudáveis latentes (amor, compaixão, alegria e equanimidade) começam a aflorar e crescer.

          Um curso de Vipassanã proporciona um treinamento mental que tem um valor profundo e prático da vida cotidiana. Os cursos são ensinados por um professor assistente autorizado por S.N. Goenka.