Em Busca da Verdade    (Dicas para Uma Vida Melhor)
Evangelho no Lar
por Gustavo Martins

Durante os nossos tratamentos de cura na Fraternidade Francisco de Assis, Casa de Bezerra de Menezes, sempre ressaltamos a importância do evangelho no lar como continuidade do tratamento e ajuda para toda a família.

Sei que muitos não realizam o que pedimos, contudo, existem aqueles que mesmo sem entender o motivo, utilizam uma hora do seu tempo livre semanal para refletir sobre sua vida à luz do evangelho do nosso senhor Jesus cristo.

Vamos tentar explicar, nesse singelo artigo, os motivos que nos levam a indicar o evangelho no lar como uma prática benéfica para os pacientes e toda a família.

E por que? Por que uma simples leitura pode fazer tanta diferença para um tratamento? Para uma família em crise? Para ajudar nos casos de obsessão? Depressão?

Não existem milagres nos caminhos traçados por Deus, basta-nos aprofundar nos acontecimentos e tentar entendê-los sob a ótica espiritual para que tudo fique claro.

Quando um irmão enfermo realiza um tratamento de cura em uma casa espírita, de umbanda ou qualquer outro grupo de CARIDADE, ele recebe doses de energias sutis, que são absorvidas aos poucos pelo seu corpo físico. A cura então só se dá de forma lenta e gradual. Para que esse quantum de energia seja assimilado pela contraparte física são necessárias receptividade e modificação do paciente, e é por esse motivo que alguns são curados, enquanto outros reclamam que o efeito não foi como o esperado (voltaremos a abordar esse assunto em outra oportunidade).

Os espíritos do senhor, médicos e instrutores espirituais, continuam o tratamento na casa do paciente, geralmente durante o sono físico. Contudo, para que eles possam visitar o enfermo e auxiliá-lo, é necessário que encontrem sua casa com a higiene espiritual adequada.

Assim como o médico não pode realizar uma cirurgia em cima de uma mesa de restaurante , os espíritos também não podem fazer milagres em uma casa empestada de energias negativas, onde imperam o egoísmo , a vaidade e as discussões.

O evangelho no lar serve então como chama de luz que ajuda na limpeza energética da casa, reunindo a família para um debate saudável e amigo sobre o código moral que deve ser seguido pelo espírito que deseja encontrar a paz.

Quando os familiares se reúnem para estudar o evangelho, se aproximam deles os guias, protetores, parentes desencarnados, mentores da família e outros espíritos que vibram pelo crescimento espiritual de todos que possuem laços de amor com aquele grupo.

Lembre-se que a reunião de estudo do evangelho não é reunião mediúnica e por isso devem ser evitadas manifestações de espíritos, principalmente os de baixa vibração, que tudo fazem para mistificar o médium e atrapalhar o bom andamento da reunião, trazendo mensagens de cunho pessoal e alimentando a vaidade dos freqüentadores.

Também devem ser evitadas conversas pessoais e sem objetivo, anedotas, criticas entre os participantes, ataques a outras religiões ou grupos que seguem uma filosofia diferente da adotada pelos participantes.

O TEOR VIBRATÓRIO da reunião deve ser de união, paz e amor!!!

Como um clarão de luz, a reunião se torna um ponto de encontro para a família encarnada e desencarnada, onde então é criado um clima propício para ajuda espiritual.

Nesse momento os irmãos do espaço levam intuições para os familiares, energias positivas para os participantes e também conversam com os obsessores que se encontram ligados a algum participante ou de passagem pela casa.

Como a misericórdia do senhor é infinita!!! Uma simples reunião e logo os amigos do espaço se voltam para ajudar uma família em crise ou um irmão enfermo.

Mas para que o evangelho no lar se torne um alento para os familiares é necessário disciplina, amor e vontade. A reunião deve ser sempre realizada no mesmo horário, no mesmo dia da semana e ter mais ou menos a mesma duração.

A reunião sempre deve ser iniciada com uma oração. Depois, leia as passagens do evangelho (na ordem ou ao acaso), conversando e debatendo sobre os pontos mais importantes. Tentem mergulhar nos mais belos ensinamentos vividos pelo cordeiro de DEUS!!!

Ao término, deve ser feita uma prece de agradecimento. Aconselhamos que uma garrafa de água seja levada para o local da reunião e que na prece de fechamento seja solicitada a benção da água, que depois será bebida por todos. (fluidoterapia).

Por que deve ser realizado no mesmo dia e hora? Por que tantas regras??

Os amigos do espaço não são empregados e por isso precisam se organizar para levar o auxílio para os seus queridos amigos. Devemos MUDAR nosso pensamento de que ELES têm a OBRIGAÇÃO de nos ajudar, já que decidimos realizar a reunião.

Assim Como não estamos disponíveis para ajudar os que estão necessitados durante o trabalho , pois precisamos nos dedicar para garantir o nosso sustento, os espíritos também cumprem suas obrigações no plano espiritual.

No início, quando se está consolidando um grupo ou reunião, podem surgir algumas dificuldades, no entanto, temos que acreditar, ter fé. Muitas vezes os espíritos obsessores estão atuando para dificultar a realização da reunião.

E o que fazer então??? "Orar e Vigiar", acreditar que se você está fazendo o certo então o pai te ajudará.

O evangelho utilizado não ser (?) "O evangelho segundo o Espiritismo". Se algum participante não se sentir a vontade com o espiritismo, então utilize as passagens do novo testamento da bíblia.

Não existe religião nos ensinamentos do cristo Jesus, não existe segregação ou partilha nas mensagens do divino mestre, ele não tinha preferências, nós é que a possuímos. Escolha então a obra que mais se afine com o grupo em questão.

Outra excelente opção de estudo são os oito volumes da obra A sabedoria do Evangelho, de Carlos Torres Pastorino (o livro não é mais editado, mas pode ser baixado no seguinte link http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/index.html ou em http://www.panorama espírita.com.br).

Muitos irmãos vão argumentar:"Mas na minha casa somente eu desejo realizar a reunião, o que faço então??"

É simples: faça a reunião sozinho, seguindo a disciplina do horário e dia da semana. Você verá que depois de algum tempo os outros familiares se interessarão por participar da reunião. As palavras do cristo são verdades imutáveis, são o alimento necessário para que nós, viajantes na carne, possamos terminar sem falhas a nossa maravilhosa jornada de aprendizado.

Ninguém está desamparado nesse lindo planeta de Deus, ninguém!!! Do ladrão ao trabalhador, do homem violento ao sábio, do déspota ao santo, do pobre ao rico, do espírita ao budista, todos somos ovelhas de um pastor que é puro amor, contudo, ele não pode se chegar a nós se vivemos fugindo dele.

Se a ovelha é arredia, afasta-se do rebanho e se embrenha em lugares perigosos, fica longe dos olhos tenros do divino pastor, que tudo faz para salvá-la ... Tudo que está ao seu alcance.

O mundo não é dor, o mundo não é só sofrimento. O evangelho no lar e suas palavras amorosas de carinho e esperança devem ser interpretadas pela família terrena, retirando de lá o roteiro seguro para se chegar à angelitude.

Ele veio, mostrou o que deveria ser feito e se tornou o caminho, a verdade e a vida.

Façam a reunião uma vez por semana, mas não para conseguir bens materiais, ou curas milagrosas, e sim para ganharem a paz, o amor e a solidariedade entre os que moram na mesma residência e até fora dela. Obtenham então os tesouros da vida maior, aqueles que não poderão ser tomados e que serão o escudo e a espada contra as adversidades da vida terrena.

Jesus cristo nos deixou sua paz, seu amor, de forma única!!!

Que hoje possamos sentir o seu amor, de forma mais intensa do que nunca, porque ele ama a todos, mesmo os que os que deixaram de acreditar NELE!!!

Ele não nos chama para ser apóstolos e largar tudo em favor do evangelho, somente nos solicita um espaço para que ouça suas palavras, sentindo então seu infinito amor.

Quando tiverem se modificado, transformado o ambiente da sua casa pelos divinos ensinamentos, multipliquem as bênçãos levando aos corações abandonados da fé o caminho do reencontro com o cristo. Não guardem silêncio sobre o caminho, porque ele veio aqui para que todos conhecessem o seu nome, mostrando então o caminho do puro amor para se libertar dos sofrimentos e das dores do mundo.

Aqui fecho esse humilde artigo, orando para que todos consigam viver de forma ascendente os ensinamentos do cordeiro, porque até hoje o seu amor suaviza as dores do mundo.

Paz, Amor e Solidariedade para todos.


Perguntas Respondidas
Assunto: evangelho no lar Data : 14/03/2007
Pergunta:

Sou mae de 4 crianças. Minha casa está muito conturbaDA. As crianças muito agitadas e irritadas.Já estou fazendo o tratamento espiritual.Mas está muito difícil.

Como fazer um culto no lar com este ambiente?Nao podera atrair espiritos inferiores?Quem vai estar nos dando um suporte espiritual para eventuais visitas indesejáveis?

Resposta:

Olá,

que o Cristo esteja sempre contigo!

Querida irmã, nada na vida acontece de uma hora para a outra. A natureza é o mais belo exemplo de como tudo acontece devagar, em um ritmo quase imperceptível.

A mudança do padrão vibratório de uma casa e sua respectiva reunião de Evangelho não é diferente, acontece aos poucos, de acordo com o nível de compromisso e seriedade que os participantes se comprometem a ter, ou seja, as reuniões devem realizadas semanalmente, no mesmo horário e de coração aberto.

A sua proteção e da sua família é realizada pelos amigos espirituais que do outro lado da vida se comprometem a fazer o que estiver ao seu alcance para ajudá-los.

Com a reunião eles encontram um ponto de apoio para realizar tão nobre tarefa.

Se você está passando pelo tratamento do nosso grupo, recebe também a assistência e o carinho dos instrutores espirituais responsáveis pelo tratamento.

Não se preocupe com proteção contra os que te querem mal, porque se no seu coração brilha o sol do Evangelho, se tuas palavras estão impregnadas de Fé e se buscas somente o Amor, nada poderá te prejudicar.

Lembre-se de orar todos os dias, vigiando sempre o seu pensamento e as suas emoções, porque assim sua casa se tornará um templo de paz e sua vida um exemplo.


Assunto: evangelho no lar Data : 11/04/2007
Pergunta:

Começamos o evangelho no lar as crianças estão gostando e participando.Posso colocar algum incenso para limpeza do ambiente?

Nós temos lido o evangelho e alguns livros espiritas kardecistas aleatoriamente.Não sei mais o que dizer nas reuniões. As minhas filhas adolescentes riem muito durante o culto.Mas todos tem participado.Existe algum livro interessante para as idades de minhas filhas?6,9,18 e 21 ano,que possamos ler durante nosso culto.Nosso mentor espiritual é o espírito amigo de JOsé Grosso. Obrigada por tudo.Muita luz e paz. Monique

Resposta:

Como foi falado pelo querido amigo preto-velho, os incensos só funcionam para melhorar ou piorar o aroma. Se você ler o meu artigo sobre limpeza de ambiente verá que falamos sobre isso e indicamos várias formas de "limpar energeticamente" o ambiente.

Consultei uma amiga para responder sua dúvida em relação as crianças.

Ela indicou os livros abaixo:

. O Evangelho da Meninada - Tem uma linguagem simples e ilustrações.

. Histórias que Jesus Contou - São as parábolas em forma de historinhas para crianças.

. E, Para o Resto da Vida... - São historinhas com fundo moral. Excelente também para o Evangelho no Lar. Muito usado na evangelização.

Os três livros podem ser encontrados na livraria saraiva.


Assunto: EVANGELHO NO LAR Data : 13/05/2007
Pergunta:

TENHO SEMORE ABERTO O EVANGELHO AO LADO DA CAMA.QUERO FAZER O EVANGELHO NO LAR, COMO DEVO INICIAR, PEÇO A PROTEÇÃO DO AMIGO ESPERITUAL, OU TEM QUE SER ALGUM ESPIRITO ESPECIFICO PARA ISTO? COMO SABER QUEM DEVO MENTALIZAR OU COMO CONDUZIR O EVANGELHO? FAREI JUNTO COM MEU MARIDO.

AGRADEÇO A ORIENTAÇÃO.

DIANA.

Resposta:

Você não deve chamar por espíritos para realizar o Evangelho no Lar, aquele que a auxilia se aproximará automaticamente.

Sempre ore para Deus, Jesus e busque a paz. Ore pelos que sofrem, pelos que você ama e por aqueles que não se afiniza.

Não chame por ninguém no Evangelho no Lar, senão acabará atraindo espíritos obsessores ou brincalhões.

Siga as instruções do artigo que tudo dará certo.


Assunto: Evangelho no lar Data : 04/07/2007
Pergunta:

Já venho fazendo o ev no lar a vários anos ;faço só pos moro sozinha com Deus, abrooev leio e reflito mas, nunca esplano, quer dizer;APENAS EM PENSAMENTO.TÔ CERTA ?desde já aqui fica o meu muito obrigada, Zilda. 04/07/2007

Resposta:

Nosso Querido Francisco de Assis gostava de pregar ao ar livre, muitas vezes perto de animais, peixes, envolvido nas refrescantes vibrações da Natureza .

Vários apóstolos também assim faziam, dada sua necessidade de exortar o amor incondicional ao Cristo.

Se você realiza o Evangelho no Lar com regularidade e pontualidade será sempre assistida por espíritos amigos e, se assim quiser pode falar mentalmente ou em voz alta, o que preferir. Para eles não há diferença.

Em algumas reuniões são levados espíritos que precisam de palavras amigas, dado o baixo estado vibratório que ainda se encontram.

Faça o que o seu coração mandar. As duas formas são válidas para realização do Evangelho no Lar, que deve ser disciplinado no dia da semana e pontualidade, tendo na regularidade a força para manutenção vibratória da reunião e dos seus participantes.


Assunto: evangelho no lar Data : 08/10/2007
Pergunta:

Bom dia, estou realizando o evangelho no lar c/ minha companheira e meus dois filhos. Como sei se estou fazendo certo, isto é, tenho dificuldades em explicar o texto escolhido, não consigo me expressar direito com as palavras e acabo me sentindo insegura. Sabe quando voce não tem o dom da palavra? Eu sou assim, aí tenho a impressão que não estou fazendo da maneira certa. Obrigada

Resposta:

O evangelho é literatura para a Alma, é poema para o coração.

É importante ler a passagem uma ou mais vezes para que todos tenham acesso ao conteúdo exato do texto, depois começam os comentários.

Existem várias formas de resolver o seu problema.

A primeira é você ler o texto várias vezes nos dias anteriores à reunião, parando para refletir nos ensinamentos. Você acabará entendendo um pouco mais sobre o assunto e terá maior facilidade para falar, já que leu várias vezes e refletiu sobre o asssunto.

Você também pode fazer o grupo do Evangelho participar dos comentários, não sendo o único a falar, pode-se começar com as leituras e deixar que as crianças façam as perguntas, assim começam os diálogos e as coisas vão acontecendo sem você ficar preocupado com o que falar.

Lembre-se que a palavra de Jesus só pode ser falada com carinho e verdade por aquele que busca viver seus ensinamentos. Se você só deseja falar, suas vibrações serão frias e superficiais, no entanto, se você busca a verdade com o coração, então suas palavras ficam carregadas de um magnetismo irresistível.

Paulo de Tarso é um exemplo a ser seguido na pregação da palavra do Mestre.

A leitura antecipada é importante para você entender melhor o ensinamento e também buscar a vivência diária dos ensinamentos do Mestre Nazareno.


Assunto: evangelho no lar Data : 21/10/2007
Pergunta:

eu moro com minha filha ,vou voltar a fazer o evangelho no lar,mas acontece que trabalho e o melhor horario para mim e pela manhã,e quando eu estiver de plantão no trabalho,o que faço?nesse dia deixo de fazer o evangelho?gostaria de ser orienta na forma que devo prceder.que o Devino mestre abenõe a todos.

Resposta:

Temos que ser rigorosos com os horários das reuniões para que se mantenha a vibração e a frequência de espíritos amigos, contudo, não podemos ser radicais.

Se não pode realizar a reunião por causa do emprego então faça sempre no mesmo horário alternativo, assim os espíritos amigos saberão que se você trabalhar você realizará a reunião naquele horário.


Assunto: mudança de domicilio Data : 30/01/2008
Pergunta:

Olá,

Gostaria de dar inicio ao Evangelho no Lar, mas uma duvida surgiu. Minha mãe colocaou a venda nossa casa e ainda este ano vou me casar, saindo então da nossa casa atual. Como agimos perante as mudanças de domicilio?

Grata

Aline

Resposta:

Olá,

Não existe problema algum, inicie o Evangelho onde se encontra e depois que mudar realize na sua nova casa, aliás, será de grande ajuda para limpar o ambiente espiritual do novo domicílio.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 22/02/2008
Pergunta:

Uma pessoa faz regularmente o Evangelho no Lar, daí surgem as seguintes situações: o filho passa mal e precisa ser levado ao pronto socorro naquele dia e hora, ou a familia sairá 30 dias de férias, ou pegou transito e chegou muito atrasada, enfim, situações desse tipo... Como proceder nestas situações, o que fazer ??

Resposta:

Eu falo sobre isso no artigo. Você deve perseverar, incialmente as coisas podem dar errado mas você deve vencer pelo cansaço, a paciência é o escudo do sábio e a fé sua espada.

Podem ocorrer problemas mas aos poucos as coisas vão se acertando.

Ore, Acredite, você vai conseguir.


Assunto: evangelho no lar Data : 22/02/2008
Pergunta:

EU GOSTARIA DE FAZER O EVANGELHO NO LAR, MAS NEM MESA TENHO, SOMOS TRÊS PESSOAS,EU, MEU ESPOSO E UMA FILHA DE 16 ANOS,COMO INICIAR?

Resposta:

Jesus ensinava ao ar livre, sem mesa ou qualquer móvel.

Você pode ler o evangelho onde quiser, basta que reúna as pessoas em nome do nosso senhor Jesus Cristo.


Assunto: EVANGELHO NO LAR Data : 04/03/2008
Pergunta:

OLÁ ME CHAMO CEIÇA TENHO 21 ANOS E SOU ESPIRITA DESDE MEUS 9 ANOS DE IDADE,NA MINHA CASA O EVANGELHO NO LAR É REALIZADO TODAS A QUINTAS FEIRAS AS 5:00 HORAS DA TARDE MAIS INFELIZMENTE NEM SEMPRE SE CONSEGUE REUNIR TODOS POR CONTA DO TRABALHO TEM ALGUM PROBLEMA NESSE CASO.

DESDE JÁ DEIXO OS MEUS PARABÉNS PELO SITE QUE É MARAVILHOSO,E PELAS EXPLICAÇÕES.

QUE A PAZ E A LUZ DO MESTRE OS ILUMINE SEMPRE!

Resposta:

Olá,

Não há problema algum, todos temos compromissos e problemas, o importante é manter a reunião, sempre no mesmo dia e hora.

Se existir um horário melhor para todos, que seja possível reunir todos é preferível mudar para esse horário.


Assunto: evangelho no lar Data : 03/04/2008
Pergunta:

todos em minha casa nao aceitam e nao entende o espiritismo meu marido nao aceita nem ouvir falar por isso sinto alguma dificuldade de realizar o evangalho com todos os meus familiares , sera que posso faze-lo sozinha

Resposta:

Sim, nesse caso faça sozinha, muitas vezes pelo seu exemplo e mudança interior você modificará esse panorama.

O Evangelho no Lar não precisa ser espírita, você pode comprar a Biblía e estudar o Novo Testamento, estudando a mensagem sublime do Mestre.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 09/05/2008
Pergunta:

Tenho interesse em iniciar o Evangelho no Lar, qual a duração média da reunião?

Resposta:

Isso depende um pouco da quantidade de pessoas, contudo, não existe uma regra para definir o tempo da reunião.

É interessante você abrir a reunião com uma prece e solicitar que os amigos espirituais estejam presentes, protegendo e inspirando.

O mais importante da reunião, e onde não se deve ter nenhuma pressa é na interpretação do texto, não é necessário uma leitura extensa, mas é muito interessante meditar sobre o trecho lido.

Existem grupos onde cada participante comenta e outros onde um orientador fala e os que tem dúvida fazem perguntas, tudo vai depender do grupo.

Quando temos uma família fazendo é interessante que cada um fale sobre a impressão que teve do texto, mas não se deve obrigar ninguém a falar, somente se assim desejar.

Faça uma prece ao terminar e solicite que a água seja fluidificada.

Em média as reuniões duram entre 30 e 60 minutos.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 20/05/2008
Pergunta:

Iniciei a prática do Evangelho no Lar há 03 semanas e percebi uma dificuldade de inteiração de meus filhos adolescentes. Na última reunião, além do evangelho, li um trecho do livro "Violetas na Janela" e explanei sobre o capítulo lido, pecebi um maior interesse por parte de meus filhos. Posso manter esta dinâmica? Nas três reuniões senti o impulso de colocar as mãos sobre a cabeça de minha filha (não o fiz), como devo proceder?

Obrigada e Muita Paz!

Resposta:

Pode-se ler outros livros além do Evangelho, contudo, é importante que se leia uma pequena passagem.

Um parágrafo já é suficiente. É importante falar um pouco sobre a mensagem do Cristo, mas não precisa ser cansativo.

Quanto a vontade de impor as mãos sobre os filhos eu acho que existe uma opção melhor, visualize esse amor sendo doado pelo seu coração, essa energia seguirá o fluxo da sua vontade e ajudará seus filhos.


Assunto: Evangelho no lar Data : 19/06/2008
Pergunta:

É necessário que crianças menores de 3 anos participem das reuniões?

Resposta:

Não podemos obrigar uma criança de três anos a ficar parada durante 30 minutos ouvindo o Evangelho.

Existem pequenos livrinhos com histórias sobre Jesus para crianças, seria interessante ler para elas antes de dormir.


Assunto: manifestações no dia do Evangelho Data : 23/06/2008
Pergunta:

olá,

Há quase um ano estamos fazendo o evangelho no lar. Sabemos que não devem ter manifestações durante o trabalho, afinal é um momento de educação e estudo. Porém, esse fim de semana, passei muito mal. Costumo ser muito disclipinada com minha mediunidade, mas umas horas depois do evangelho, senti meu corpo amolecer, um calor subir, fiquei tonta achei que ia desmaiar que tinha baixado a pressão ou algo assim. Chamei minha mãe e ela, como é bem mais "aberta" que eu acabou tendo uma manifestação. Tive muito medo, apesar de depois de muita oração conseguirmos ficar bem. Será que fizermos algo errado, ou nos desprotegemos de alguma maneira, é tão dificilç eu sentir alguma coisa não sendo no centro espírita. Como você pode me orientar a respeito, caso isso venha ocorrer novamente.

Obrigada,

Aline

Resposta:

A manifestação (incorporação) no lar deve ser evitada, contudo, existem casos, como o relatado, onde se torna necessário a intervenção de um médium mais experiente (sua mãe) para amenizar a situação.

A harmonização do ambiente antes da reunião (relaxamento) e a prece de abertura são muito imoportantes. Ao abrir a reunião solicite a proteção dos espíritos amigos.

O caso que relatou mostra algum tipo de fragilidade da sua parte, por algum desequilíbrio seu o irmãozinho acabou se aproximando e afinizando.

Obsessores e espíritos enfermos se aproximam de médiuns, eles normalmente sentem atração por eles, se o médium estiver equilibrado eles não conseguem se aproximar "mais do que devem".

O equilíbrio emocional, espiritual e físico são muito importantes para o médium se proteger contra as investidas do astral inferior.

Na minha coluna existe uma série de artigos que fala sobre mediunidade, aconselho a leitura.


Assunto: evangelho no lar Data : 07/08/2008
Pergunta:

Tenho de usar toalha branca ou pode ser outra cor,fiz muito tempo parei tem problema retornar ha fazer.

Resposta:

Pode ser com ou sem toalha.

O importante é realizar sempre no mesmo dia da semana e hora.

Medite sempre sobre a mensagem, não é necessário ler muito texto e sim REFLETIR MUITO sobre as mensagens do Mestre Jesus.


Assunto: Sensibilidades durante o culto do lar Data : 10/09/2008
Pergunta:

Faço o culto do lar às segundas-feiras com um de meus filhos. Nesta passada, na hora da orção final, meu filho começou a passar mal, dizendo que parecia estar saindo do seu corpo, sentindo um pouco de frio e com dormência em determinadas partes do corpo. Tentei acalmá-lo, embora também tenha ficado preocupada, mas ele realmente, estava muito nervoso e com medo, pois nunca havia sentido aquilo antes. Segundo ele, continuou tendo as sensações durante a noite toda, e só ao amanhecer, tinha voltado ao normal. Como nunca aconteceu isto antes, achei que pudesse ser alguma aproximação, tipo passe. Poderia me ajudar a entender o que ocorreu? Já fazemos culto há mais de um ano, sempre sentimos muitas vibrações, mas este dia foi inédito. Obrigada.

Resposta:

Olá,

provavelmente o seu filho é médium, por isso ele deve estudar e quando tiver idade suficiente (não sei se ele tem) frequentar um grupo de aprimoramento mediúnico .

Depois ele deve decidir se irá utilizar ou não sua sensibilidade em favor do próximo, caberá a ele escolher, mas deve estudar para entender o que sente.

Sua mediunidade não deve ser desenvolvida, aprimorada ou "tratada" com passes dentro de casa, ele deve aprender com médiuns mais experientes a lidar com suas sensações, além de estudar sobre o mundo espiritual.

Escrevi uma série de artigos sobre mediunidade, acredito que ajudará a responder algumas de suas perguntas.


Assunto: obsessão Data : 03/11/2008
Pergunta:

Que a luz do Divino Mestre esteja entre vós. Tenho um amigo espiritual que me persegue há vária encarnações e que me deseja muito mal, segundo ele mesmo ja revelou em vária seções espíritas, no núcleo em que frequento( Casa de Jaraguá - Recife/PE). gostaria de saber o que posso fazer para ajudá-lo, alem das preces que faço, com muitos pedidos de perdão. Mas sinto que esse meu amado irmão precisa muito mais que um pedido de perdão da minha parte. Em todas as minhas orações, sempre peço para que ele encontre a luz e o amor de Jesus. O que posso fazer mais para que esse meu querido irmão possa encontra o amor, a luz e ajuda espiritual? Preciso viver minha vida e levar adiante as missões que eu vim responsável nessa nova oportunidade...que a paz de Deus esteja entre todos nós. Assim seja. Abraços.

Resposta:

No caso de obsessões complexas o escudo do obsediado é a fé, suas armas o amor e a paciência e a força capaz de modificar o obsessor é o exemplo.

Através da mudança interior do obsediado o obsessor passa a não ter mais acesso e influência e, aos poucos, acaba se convencendo que não existe força que vença o amor e a fé.

Paciência,

Fé,

Amor e

Exemplo.


Assunto: evangelho no lar Data : 21/11/2008
Pergunta:

Que a paz de Deus esteja entre nós, sempre. Amados irmão, com as graças do mestre divino, há anos realizamos o evangelho no lar em nossa humilde casa. Somos todos da familia material espiritas. Gostaria de saber o que podemos fazer pra ajudar nossa familia no momento da reunião, pois tudo só acontece no momento em que a iniciamos, isso seja o que for, de uma simples visita a algo mais bobo possivel. Já avisamos que no horario não admitimos brincadeiras, telefones, televisão, zoadas de tipo nenhum...mas parece que as coisa são esperadas para esse momento. Há algo alem dos nossos olhos que não conseguimos vê. Nossa família passa por problemas espirituais muito graves (debitos nossos )e queremos e tentamos de todas as formas não pararmos com o que iniciamos. Nos ajudem de forma clara, e se for possível, de forma em que todos possam ajudar tbm. Muito obrigada e que o Menino Jesus se faça presente na vida de todos nós.

Resposta:

Tenha fé e acredita na sua própria força de vontade, seja disciplinado, mas ao mesmo tempo tenha paciência com possíveis interrupções.

Solicite aos amigos espirituais que o ajudem na medida do possível, inspirando principalmente compreensão e determinação.

Se interromperem contra a sua vontade então continue após resolver o problema, mantendo sempre a serenidade e paz que diferenciam os cristãos de coração.


Assunto: mediunidade Data : 07/01/2009
Pergunta:

Boa Tarde,

Eu estou muito preocupada já tem algum tempo que eu não consigo mais fazer as minhas orações. Eu tenho mediunidade desde criança e aprendi a controlar, mais de uns 3 anos para cá eu não consigo mais completar as minhas orações e sempre que eu começo a estudar as coisas acabam dando errado. Já procurei ajuda e todos dizem que depende de mim. Mais eu não consigo.Voce pode me ajudar?

Obrigado

Resposta:

A mediunidade pode ser aprimorada, mas é o seu exercicio constante que traz o controle.

Se você optar por não utilizá-la de forma correta em favor do próximo, é uma escolha, mas esteja certa de que é muito importante para um médium frequentar um centro sério.

É bem provável que esteja obsediada.

Procure um centro sério e faça um tratamento espiritual presencial, cadastre-se também no tratamento espiritual a distância realizado por nosso site.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 08/01/2009
Pergunta:

Moro só, como devo proceder com relação ao Evangelho no Lar??

Resposta:

Olá,

Nesse caso faça a leitura em voz alta e depois pare por algum tempo refletindo sobre a mensagem, não precisa refletir em voz alta, somente pare alguns minutos e tente levar a mensagem lida para o seu dia-a-dia.


Assunto: evangelho no lar Data : 05/08/2009
Pergunta:

moro com monha esposa e minha filha, mas nunca existe horario p/ fazermos a leitura.

posso fazer sozinho ?

grande abraço.estou fazendo tratamento a distancia na FRATERNIDADE FRANCISCO DE ASSIS.

Resposta:

Sim, não há problema.

Mas quando elas puderem faça o possível para que participem.


Assunto: evangelho no lar Data : 22/08/2009
Pergunta:

Que a paz esteja com todos nós.

Gostaria de saber se posso fazer o evang no lar sozinha, e como devo começar e terminar.

E se tem problema em acender vela e uma vez acesa deve queima-la até o fim e quanto ao inseço se a problema também. Muito obrigada

Resposta:

O mais importante é realizar o evangelho toda semana, sempre no mesmo dia e hora.

A vela e o incenso não são necessários, mas pode ser utilizada se assim você preferir.


Assunto: Evangelização Data : 17/09/2009
Pergunta:

Saudaçõesestou estudando o Estudo do Evangelho a distancia Fraternidade Francisco de Assis e como material estou usando Sabedoria do Evangelho (Carlos Torres Pastorino) ao ouvir o aúdio em mp3 fiquei um pouco perdido pois tenho apenas A Bíblia Sagrada e a escrita é diferente. Gostaria de saber que Evangelho usar para acompanhar as palestras da Narcí.

Que a paz do Cristo estejam com todos.

Resposta:

Olá,

A série de livros do Carlos Pastorino não é mais editada.

Você pode buscar informações na internet ou buscar em um sebo, existe um sebo online chamado estante virtual, www.estantevirtual.com.br, ele permite buscar em sebos cadastrados.

Nas aulas da Fraternidade existe um campo que indica a passagem do Evangelho que está sendo lida, indicando o Evangelista, o capítulo e o parágrafo.


Assunto: evangelho Data : 26/09/2009
Pergunta:

Como evitar maus pensamentos?

Posso fazer preces para encarnados e tambem para os desencarcados quando estiver fazendo o evangelho nolar?

Desde ja agradeço. E que DEUS nos abençoe.

Claudio de Aguiar

Resposta:

Olá,

para controlar os seus pensamentos é necessário um movimento interior de modificação, seus hábitos devem se modificar, você deve rever as amizades e a postura que está tomando diante da vida, se é responsável para com seus compromissos morais e espirituais, se realiza a caridade, etc.

Orar para encarnados e desencarnados não necessariamente o livrará dos maus pensamentos, pois como falei anteriormente, a modificação deve vir de dentro para fora, os seus pensamentos não são somente culpa daqueles que o acompanham, pois se está vinculado a espiritos de baixo padrão vibratório é porque com eles você se afiniza.

Como indicado no tratamento espiritual realizado pelo Grupo PAS você deve fazer da prece o hábito diário, do Evangelho Semanal no Lar o hábito semanal e da leitura edificante a busca por respostas.


Assunto: obssessão Data : 11/10/2009
Pergunta:

olá meus queridos irmãos,

quero iniciar o evangelho no lar, por causa de espiritos que obssediam minha familia, principalmente minha filha de 5 anos, queria saber se quando iniciar o evangelho esses espiritos vão se afastar dela pois eles não deixam ela ter sossego durante a madrugada ela não consegue dormir. eles se afastando, não voltam mais? ou outros virão? pode esses espiritos serem enviados por alguem encarnado que tem ligações com a magia negra?pois quanto mais faço limpeza espiritual em minha casa, nunca está limpo eles sempre aparecem na madrugada.

abraços fraternos

Resposta:

Sim, existem irmãos que infelizmente se associam a falanges de obsessores e exercem a mediunidade mercenária, podendo também se vincular a magia negra.

Mas não leve tudo para esse lado, nunca sabemos se é realmente isso que está acontecendo. Sua filha ou alguém da familia pode ter fortes vínculos com esses espíritos, que antes de tudo são os maiores sofredores.

O Evangelho no Lar ajudará e muito a limpeza do ambiente, é a mais poderosa higienização que uma família pode realizar em seu lar, contudo, somente o amor sincero pode realmente anular esse tipo de problema, aprenda acima de tudo a amar, ame mesmo aqueles que lhe perseguem e assim estará não somente lendo o Evangelho, mas vivendo-o.

Não adianta proteger somente o lar, você deve se imantar de energias positivas.

Realize um tratamento espiritual com nosso grupo e siga as instruções que serão enviadas, isso ajudará muito.

Tenho certeza que com paciência e vontade tudo se harmonizará.

Freqüente também um centro espírita, participe das palestras, receba passes e beba água fluidificada, se possível realize um tratamento de desobsessão no local que escolher.

Quando for possível matricule sua filha na Evangelização Infantil, quase todos os centro possuem esses grupos, creio que também será muito útil.


Assunto: evangelio no lar Data : 16/10/2009
Pergunta:

Olá, moro com a minha mãe, avó, irmã e minha filha pequena. já tentei realizar o evangelio no lar mas tinha que faze-lo sozinha, pois minha família não participa, além disso ficam entrando e saído da cozinha (onde realizava a pratica) toda hora, pegam coisas fazem barulho, enfim fica muito dificil. Gostaria de saber se posso fazer o evangelio no meu quarto sozinha com a minha filha, e se há algum problema quando ela está dormindo? Obrigada!

Resposta:

Não há problema, o importante é realizar sempre no mesmo dia e hora.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 22/10/2009
Pergunta:

Olá, bom dia! que a apz de Jesus estaja presente no coração de todos nós.

Todos os dias turo um temo para leituras edificantes e cristãs, vou iniciar o evangelho no lar sozinha, pois a principio meu esposo não é adepto. Gostaria de saber se mesmo com a presença da espiritualiade amiga, poderá acontecer alguns sintomas de mediunidade comigo, já que não tenho nenhum médium a mais por perto apenas eu. Sou espirita já faz um bom tempo! obrigada..e parebéns pelo lindo trabalho que vc faz e controi aqui..muita paz para vc! e mais uma vez obrigada.

Resposta:

Não devem acontecer fenômenos mediúnicos na reunião de Evangelho no Lar, não é o local apropriado para isso.

Realize a reunião com a prece sincera e a vontade de aprender com os lindos ensinamentos do Mestre. Mas se não se sentir bem durante mais de 2 reuniões consecutivas então converse com o responsável pelo local que frequenta e realize um tratamento espiritual.


Assunto: HORARIO PARA CULTO DO EVANGELHO Data : 07/11/2009
Pergunta:

O culto pode ser realizado em qualquer horário mesmo, isto é, até de madrugada???

Paz e luz!

Resposta:

Sim, mas é importante que ele seja realizado toda semana no mesmo dia e hora.


Assunto: evangelho no lar Data : 14/01/2010
Pergunta:

olá!! gostaria de saber se eu fizer sozinho o evangelho no lar terei que ler obrigatoriamente o evangelho em voz alta ou posso fazer mentalmente? e se fizer só mentalmente terá algum problema para os demais espíritos presentes escutar?

muita paz!!!

Resposta:

Olá,

Você pode ler para você mesmo, como fazemos quando estudamos e não entendemos muito bem um trecho.

Isso ajudará a compreender melhor o tópico e refletir, contudo, você pode realizar a leitura mental sem problemas.


Assunto: evangelho no lar Data : 20/02/2010
Pergunta:

Já fiz evangelho em casa anos atras, das pessoas que moram comigo ninguem participava, uma amiga sempre vinha ler o evangelho comigo, com algumas semanas, meu marido começou a implicar terrivelmente e por vergonha,pois ele não disfarçava sua contrariedade deixei de convidar minha amiga e fiquei fazendo só. A implicancia continuou, pois ele culpava o ritual do evangelho por tudo o que acontecia, dai eu fazia sozinha tracada em meu quarto e ele continuava fazendo confusão, brigando, xingando até Chico Xavier pra se ter noção. Eu esperava ele dormir, pra poder tentar, ele acordava e xingava, me maltratava com palavras crueis, ficava assustada, então desistir pra fazer o gosto dele e vre de tinha um minuto de paz. As vezes lia o evangelho quando ele não esta em casa. Coisa que faço até hoje, não sei se da algum resultado em termos de limpeza do ambiente. Queria uma opinião.Sei q

Resposta:

Olá,

não temos como indicar a melhor forma de resolver o problema, contudo, tenha fé, mantenha-se firme no seu propósito e não desista.

Ore para o amigo espiritual que lhe acompanha os passos e solicite a inspiração necessária para ajudá-la a realizar o evangelho semanal no lar.

Tenho certeza que ele lhe ajudará.


Assunto: Data : 25/02/2010
Pergunta:

Oi,gostaria de saber caso ocorra algum tipo de incorporação ou se alguém passar mal durante o evangelho,o que se faz?

Se pode ser feita orações especificas a determinados espiritos durante o evangelho..exemplo pode ser feita oração do Dr. Bezerra de Menezes de São Francisco..etc...??

obrigada

Resposta:

Olá,

Não há problema em realizar orações a espíritos elevados.

Se um espírito se ligar ao médium sem o consentimento dele durante a reunião do evangelho todos devem ficar em prece contínua e uma das pessoas deve solicitar em voz alta que o protetor espiritual do lar ou do médium interceda para "desconectar" o médium do espírito obsessor. Algumas vezes isso pode demorar, por isso é importante manter-se em prece contínua e solicitar o auxílio dos amigos espirituais.

Esse tipo de situação mostra o desequilíbrio que esse médium se encontra, sendo necessário frequencia em um centro espírita sério para participar das palestras, receber passes e beber água fluidificada. Procure também o responsável e solicite assim que for permitido o seu ingresso no grupo mediúnico, para estudo e afinamento da mediunidade.

Se o médium se harmonizar, estudar e aprender a controlar sua faculdade mediúnica isso não mais se repetirá.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 23/03/2010
Pergunta:

Olá faço o evangelho no lar só q moro com a minha mãe pq a minha casa ainda não está pronta está em construção e noto q a minha mãe não gosta muito de fazer o evangelho mas não quer me falar e sinto q qdo ela não está muito afim não flui muito bem Pq qdo faço sozinha tudo parece se esclarecer pra mim O q fazer diante disso ???? Posso fazer evangelho na casa dela num dia da semana e em outro dia da semana fazer dentro da minha casa pois a minha casa é no mesmo pátio e ai faço sozinha ???? exemplo terça faço na casa da minha mãe e quinta na minha casa

Posso ???? O q fazer

Resposta:

Olá,

Realize o Evangelho Semanal da forma que prefirir, o importante é realizá-lo no mesmo dia e hora.


Assunto: Como mim Livro disso? Data : 24/03/2010
Pergunta:

bom Gostaria de saber porque todas as vezes em que eu sentava a mesa para fazer o evangelho no lar, era tão grande a angustia e falta de vontade que apos realizar ainda varias vezes o evangelhos no lar acabei por desistinto de tal pratica. Hj so a minha mulher pratica, pois eu deixei de fazer por mim sentir tão mal. Acho que tem algo ou alguem que não quer deixar eu fazer.Sera isso?

Resposta:

É muito provável que você esteja obsediado.

Se estamos ligados a espiritos obsessores e tentamos incluir em nossa rotina atividades espiritualmente saudáveis então eles fazem de tudo para nos atrapalhar.

Aconselho a você três coisas:

1 - Prece Diária ao acordar e adormecer, faça da forma que prefirir. Como sua esposa parece já estar mais envolvida nas questões espirituais você pode realizar a prece junto com ela e depois começar a fazer sozinho.

2 - Empenhe-se em participar do Evangelho Semanal, faça disso um objetivo na sua vida. No dia da sua realização inicie o dia com uma prece mais demorada, peça ajuda aqueles que te amparam, converse com Jesus e solicite que te fortaleça o coração. Quando iniciar a reunião com sua esposa participe da prece de abertura e preste muita atenção a cada palavra do Mestre e não se envorgonhe de ler várias vezes.

3 - Inicie a frequencia a um Centro Espírita Sério e solicite um tratamento de desobsessão ou realize um tratamento espiritual a distância em nosso site.

Inicie agora uma caminhada que lhe trará muita paz no coração.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 21/04/2010
Pergunta:

Em primeiro lugar o meu agradecimento por suas instruções. Lí desde o inicio e tirei várias duvidas que tinha. Porém, como sei o quanto essa prática é importante e, como vc disse, não existe restrições quanto a religião, no caso de pessoas não espíritas,a quem se pedirá a orientação, no início do Culto antes de se abrir o Novo Testamento?Deus continue te iluminando e fortalecendo.

Resposta:

A Jesus, o divino amigo, a quem devemos todos os preciosos ensinamentos do Evangelho.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 29/04/2010
Pergunta:

Boa noite,

Gostei do artigo e esclareci muitas dúvidas. Só tenho uma que não conseguir entender. Estudo o evangelho aos domingos no mesmo horário inicio com o pai Nosso, faço agradecimentos e peço a proteção dos espiritos de luz. Quando finalizo faço uma prece p/ o meu anjo e as outras de agradecimento. Estou fazendo corretamente?

Que Deus lhe abençõe!!

Resposta:

O mais importante é meditar sobre os ensinamentos de Jesus e colocar um copo de água próximo para receber a ajuda dos amigos espirituais.

Se você realiza a prece e reflete sobre as mensagens de Jeus então está no caminho certo.


Assunto: O evangelho no lar me salvou.. Data : 07/05/2010
Pergunta:

Bom dia .

Queridos irmãos. Quero compartilhar com vocês uma alegria que aconteceu comigo. E fazer-lhes uma pergunta.

O acontecido:

Moro sozinha sou espírita, meu evangelho é feito nas sextas-feiras de 21:00 as 21:30 .

Em uma destas sexta-feira estava em casa aguardando o horário para o evangelho, quando percebi um vulto branco passando varias vezes por min. Com muita freqüência senti a necessidade de falar: ?estou aguardando o horário vou já fazer?, me sentia muito feliz em saber que estava próximo do evangelho. Fis o evangelho no horário e me senti aliviada, como se estivesse cumprido uma missão. Quando acordei no sábado, abri a porta da rua de minha casa e me deparei com um carro destruído na causada fiquei assustada pois na causada de minha casa tem um poste, o caro bateu de vês no poste a pancada foi tão forte que o poste fastou do lugar e quebrou minha causada. Por pouco ele não entrou na minha casa e invadiu minha sala pois a porta da diretamente para rua com um pequenino terraço.

Meu primeiro pensamento foi o evangelho. Pois não houvi nenhum barulho, os vizinhos disseram que a pancada foi muito forte, o acontecido foi de sexta para sábado e que o rapaz teve pequenos ferimentos.

Pergunto a vocês. O evangelho teria me salvado de um desastre maior. ?

Que Deus esteja com vcs.

Um forte abraço

Leila

Resposta:

A frequência semanal e a alegria com que você realiza o Evangelho Semanal no Lar criam uma "aura" de paz, envolvendo-o de energias positivas que a protegem de diversas formas.

Não podemos afirmar que o Evangelho no Lar a salvou porque inúmeros amigos encarnados que se dedicam a realização do Evangelho Semanal e da solidariedade sofrem perdas e acidentes, contudo, sempre que há a possibilidade de se evitar incidentes a espiritualidade atua com muito mais receptividade e facilidade em locais com a atmosfera positiva.

O vulto pode ter acontecido para que os amigos espirituais deixassem claro que você está amparada por aqueles que te amam e tudo fazem para ajudá-la e que você não está sozinha no Evangelho Semanal.

O Evangelho pode não evitar um acidente com o corpo físico, mas com certeza pode salvar o seu Espírito.


Assunto: evangelho do lar Data : 17/05/2010
Pergunta:

Eu fazia, o evangelho do lar , durante uns meses, mas por motivo de esquecimento ou desinteresse, parei de realiza-lo,algumas vezes tenho vontade de faze-lo ,mas em dias diferentes.se eu quiser voltar a realiza-lo , tem que ser no dia que eu fazia.

Resposta:

Não, você pode adequar o horário a sua rotina semanal, estabelecendo um novo dia e hora, mas esse deve ser seguido semanalmente.


Assunto: prece Data : 20/05/2010
Pergunta:

Olá,

gostaria que endicasse uma prece para eu rezar antes de começar a fazer o Evangelho no Lar.

obrigado.

Resposta:

Em nosso site existem inúmeras preces e no Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo existem várias preces no final do livro.


Assunto: problemas Data : 21/05/2010
Pergunta:

de uns tempos para cá, reparei que minha vida estava ficando muito difícil: problemas financeiros, problemas com minha mãe que mora conosco e tem 86 anos de idade, conflitos familiares com minha esposa e com as crianças, perda de sono nas madrugadas, etc. enfim, uma série de coisas ruins acontecendo tudo ao mesmo tempo!!! nunca havia frequentando uma casa espírita nem tinha o hábito de ler o evangelho. aí eu e minha filha de 15 anos resolvemos fazer o tratamento espiritual da fraternidade francisco de assis - casa de bezerra de menezes (minha esposa não pôde fazer ainda, pois cuida das crianças menores enquanto nós fazemos - após o término do nosso tratamento ela fará também). passei a frequentar uma casa espirita em minha cidade poucas semanas depois do inicio do tratamento e reparei que a quantidade de problemas aumentou!!! alguns problemas cessaram, mas em compensação surgiram outros e outros ainda, como os financeiros, se agravaram. hoje tenho problemas que nunca imaginei que teria. o que pode estar acontecendo??? acredito que nossa casa estava impregnada de energias negativas e, ao fazermos o tratamento - estou na 7a. semana - estas energias estão se revoltando, tentando dificultar mais minha vida para que mude de idéia. entendemos isto aqui em casa, e vamos até o fim, em breve iniciaremos também com a família, o evangelho no lar. abraços a você e a todos os irmãos espirituais.

Resposta:

O tratamento espiritual e a frequencia a uma casa espírita nunca podem prejudicar, mas o que pode acontecer é uma interferência por parte dos espíritos obsessores vinculados a você ou alguém da sua família. Eles sabem que se você conseguir frequentar o centro semanalmente e iniciar o Evangelho no lar em breve não poderão continuar sua tarefa e por isso fazem tudo que podem para atrapalhá-los.

Mantenha-se firme, ore a Jesus para te dar forças e ajudá-lo a não desistir, não tardará a receber a ajuda espiritual.

Solicite no centro que está frequentando um tratamento de desobsessão.


Assunto: Bibliografia para o Evangelho no Lar Data : 30/05/2010
Pergunta:

Boa noite!

Realizamos o culto do Evangelho no Lar, todos os domingos a alguns anos. Já é a terceira vez que estamos lendo o "Evangelho Segundo o Espiritismo". Estamos com dúvida ao saber se, após terminarmos o ESE, podemos adotar outro livro para ser estudado no culto, ao invés do ESE. Após terminado o estudo deste outro livro, retornaríamos para o ESE, e assim sucessivamente.

Ex.: ESE - outro livro, ESE - outro livro., ...

Resposta:

Olá,

Você pode utilizar o Novo Testamento e depois a série Sabedoria do Evangelho, de Carlos Torres Pastorino, que não é mais editado, mas pode ser obtido na internet, bastando pesquisar.


Assunto: DUVIDA Data : 02/06/2010
Pergunta:

COMECEI HA POUCO TEMPO FAZER O EVANGELHO NO LAR, COM MEU MARIDO E MINHA FILHA DE 3 ANOS, LEIO O EVANGELHO MAIS NAO EXPLICO NADA, NAO ENTENDO SOBRE O QUE LEIO, ENTAO FICO LENDO ALGUNS INSTANTES PRECES E ENCERRO. ACHO QUE O TEMPO FICA +/- 20 MIN.TEM ALGO A MIM DIZER SOBRE ISSO. OBRIGADA.

Resposta:

Olá,

compre o Evangelho Segundo o Espiritismo, pois ele possui inúmeros comentários sobre a passagem, ajudando nos comentários e entendimento.

Existem também livros que fazem um estudo dirigido do evangelho com comentários, recomendo Boa Nova do Chico Xavier e Jesus e Atualidade do Divaldo Franco.

Aconselho também a comprar livros de mensagens para leitura antes do Evangelho, como minutos de sabedoria, Orai e Vigiai e outros, existem vários livros escritos por Chico Xavier com essa finalidade.


Assunto: Evangelho no lar Data : 15/06/2010
Pergunta:

Na impossibilidade de fazer o Evangelho no mesmo dia da semana, é prudente fazer de 15 em 15 dias? Como trabalho em regime de plantão, dias alternados, se eu começar a fazer numa 2a feira, na outra semana estarei trabalhando. Pensei que seria melhor começar assim do que nunca começar a fazerme desculpando por não conseguir fazer toda semana.

Resposta:

Nesse caso realmente não há solução, creio que a melhor opção é fixar um dia para semanas pares e outro para semana ímpares, se isso for possível. Realize de uma forma que você realize a reunião uma vez por semana.


Assunto: Evangelho no lar Data : 20/06/2010
Pergunta:

No caso de sair de férias, como proceder? Como é NO LAR, não há razão para fazê-lo num hotel, não é mesmo?

Nesse Caso devo pedir uma licença ao plano espiritual?

Desde já agradeço e MUITO pelos artigos que venho lendo e que me ajudam muito.

Um abraço fraterno.

Resposta:

No caso de viagem você pode realizar uma leitura no local que se encontra, não há problema, a paz, o amor e as vibrações positivas do evangelho são bem vindas em qualquer lugar, além disso você mantém a sintonia com Jesus e com os amigos espirituais que a acompanham.

É conveniente avisar ao plano espiritual sobre a sua decisão, porque se você a realiza com regularidade então existem amigos espirituais que se programam para participar.


Assunto: Pesadelos Data : 24/06/2010
Pergunta:

Ola.

Tenho tido pesadêlos constantes quase que todos os dias, os quais sempre com ameaças de morte contra a minha vida, os quais me tornam praticamente um sonambulo, o meu sono é realmene atormentado. Tenho orado diariamente, mais eles vão e veem constantemente.

Estou em tratamento a distância.

Sempre orei diareamente pelas almas de amigos e parentes, isto é errado?. Por favor me responda e me ajude.

Resposta:

Orar em favor dos que já partiram de forma alguma está errado, não é certo ficar chamando por eles.

É possível que você esteja sobre forte obsessão, aconelho além do tratamento a distância a frequencia a um centro espírita sério, assistindo palestras para receber passes e beber água fluidifada. Além disso converse com o responsável e solicite a participação no tratamento de desobsessão.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 03/07/2010
Pergunta:

Olá!!!

Vou começar a fazer o Evangelho no Lar, mas moro sozinha em uma cidade e minha mãe em outra, somos somente nos duas, pois meu pai faleceu a 6 anos e vou para casa dela apenas 2 vezes ao mês, como poderemos fazer?Poderei fazer sozinha??

Obrigada

Resposta:

Sim, não há problema. Você também pode participar dos grupos de estudo do evangelho que existem em centros espíritas.


Assunto: Evangelho no lar Data : 09/07/2010
Pergunta:

Gostaria que voçe me fornecesse o nome de alguns livros além no Evangelho para que eu utilizasse no Evangelho do lar. Obrigada.

Resposta:

Para leitura antes do Evangelho no Lar temos inúmeros livros de mensagem psicografados por Chico Xavier e Divaldo Franco, basta ir até uma livraria espírita e solicitar auxílio.

Além destes livros temo o "Orai e Vigiai" de Carlos Baccelli.


Assunto: Problemas!! Data : 13/07/2010
Pergunta:

Boa tarde,

Gostaria de saber como faço para participar de palestras em algum centro ,sou católica mas sempre acreditei q o espírito permanece vivo depois da morte,tenho muitos problemas em casa em todos os sentidos e preciso muito de uma orientação.Vc poderia me ajudar??

Resposta:

Existe um site com uma lista abrangente de centros espíritas em vários pontos do país, abaixo copio o endereço:

http://www.nucleopazeamor.org.br/centros.htm


Assunto: Culto no lar Data : 24/07/2010
Pergunta:

Olá!

Comecei a 3 meses fazer o culto no lar com meu marido e minha filha de 16 anos. Nesta proxima segunda feira (que é o dia que realizamos) estaremos todos viajando. Isso foi sem programar, por isso não houve um aviso aos nossos amigos espirituais que não haverá reunião. Como devo proceder?

Aguardo retorno. Obrigada

Resposta:

A prece é a comunicação com todos aqueles que a acompanham, em casos como esse faça uma prece que a mensagem chegará aqueles que a amam e protegem do outro lado da vida.


Assunto: duvida Data : 02/08/2010
Pergunta:

boa tarde!

Eu frequentava um centro espirita(ceara de jesus),um lugar muito bom ,(não era frequentante assidua),relizava o evangelho em casa todas as semanas. Bom foi qd eu arrumei um emprego e meu namorado( estou com ele a 16 anos e temos uma filha de 14 anos, mas não moramos juntos)largou de mim por causa do trabalho ,fiquei 15 dias no emprego e pedi demissão, Depois disso fiquei muito triste comigo mesma ,com isso não realizo mais o evangelho do lar e não fui mas no centro, pois mesmo realizando td isso não me ajudou qd eu presizei,não vejo sentido na vida ,como alguem ppode viver sem trabalho pra realizar seus objetivos.

Resposta:

Olá,

querida irmã, não devemos frequentar um centro ou realizar evangelho no lar imaginando que nada de mal nos acontecerá.

Jesus, que foi a personificação do Amor Puro sofreu humilhações atrozes e foi crucificado na cruz, o que nos espera com corações cheio de dúvidas e mazelas?

Compreenda que a prece, o evangelho e a frequencia a um centro espírita são bases de sustentação que a preparam para as dificuldades e a sustentam durante as fases mais difíceis da vida, mas eles não podem evitar as pedras do nosso caminho.

Aconselho você a retomar as atividades espirituais, pois elas serão de suma importância para alcançar o equilibrio necessário para continuar o seu caminho.


Assunto: espiritos em casa Data : 02/08/2010
Pergunta:

Boa tarde!

Eu moro na casa em que fui criada pelos meu avós. Eles morreram pois eram muito idosos,então eu comprei a casa de meus tios e a casa agora é minha,Tenho uma amiga( que confio muito nela ) que diz que meus avos e meu irmão que morreu e que tb morava na casa estão la,sinto que minha vida é td atrapalhada e que não anda por causa da casa .O que eu faço pra saber se eles estaõ la mesmo e se estiverem o que fazer.

obs Eu, meu marido e meu filho algumas vezes vemos vultos na casa>

Resposta:

Não temos como afirmar que os espíritos são dos seus familiares, contudo, pelo que informa existem espíritos lá.

Inicie a frequencia a um centro espírita para assistir palestras e receber passes. Solicite no centro que o seu nome seja envolvido no tratamento de desobsessão.

Além disso faça da prece um ato comum ao acordar e adormecer e realize o Evangelho Semanal no Lar, sempre no mesmo dia e hora.

Você também pode se cadastrar em nosso site para receber tratamento espiritual a distância.


Assunto: Idioma do Evangelho no Lar. Data : 08/08/2010
Pergunta:

Olá,

Hoje, começo a fazer o Evangelho no Lar. Vou fazê-lo sozinha.

Moro na Suécia faz alguns anos. Adquiri o Evangelho Segundo o Espiritismo em Sueco, mas o tenho em Português também.

Em qual idioma devo fazer o Evangelho no Lar, o Português ou o Sueco?

A dúvida apareceu quanto li no ser artigo que há espíritos e familiares atendendo a reunião.

Desde já, agradeço a orientação e ajuda.

A Paz de Cristo a todos,

Monica

Resposta:

Olá,

tanto faz, faça no idioma que você se sinta mais a vontade.


Assunto: Evangelho no lar Data : 16/11/2010
Pergunta:

Gostaria de saber se tem algum site que posso baixar o Evangelho no lar. Obrigada.

Resposta:

O Evangelho Segundo o Espiritismo está disponível em vários sites para download. Basta procurar no Google.


Assunto: dias do evangelho no lar Data : 18/11/2010
Pergunta:

meu esposo não aceita o" espiritismo "creio que seja por falta de conhecimento do kardexismo, tenho muita vontade de fazer o evangelho no lar, ele trabalha um dia sim um dia não ou seja em dias alternados, posso escolher dois dias da semana para fazer o evangelho sem que ele esteja em casa, até que um dia ele venha a aceitá-lo, por exemplo em uma semana seria na 2ª feira e em outra seria na 3ª feira.Pois desta maneira acredito que o plano espirirtual iria auxilia-lo tirando o preconceito da mente dele e com o passar do tempo poderíamos fazer o evangelho juntos eu meu esposo e meu filhinho, outra dúvida é posso fazer o evangelho com criança junto, pois tenho medo de atrair algum espirirto que não seja evoluido, me esclareça por favor! muito obrigada! fique com Deus!

Resposta:

Não há problema em realizar em dias alternados devido a sua situação.

Não há problema em realizar o Evangelho com uma criança próxima, mas lembre-se da prece a Jesus, o divino amigo, pedindo que proteja a leitura que realizará do Evangelho.


Assunto: dúvidas Data : 01/12/2010
Pergunta:

olá, adianta fazer o culto no evangelho no lar só? Jesus disse "onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome eu estarei no meio delas" , por isso ainda não iniciei, pois sou sozinha. abçs e obrigada

Resposta:

Sim,

pois nunca estamos "sozinhos" ao realizar o Evangelho no Lar.

Realize o evangelho no lar mesmo que esteja sozinha.


Assunto: namoro em crise Data : 14/12/2010
Pergunta:

Olá...meu relacionamento ( namoro) nao está dando certo e por interseçao de espiritos obcessores de ambas as partes...como podemos fazer pra lutarmos juntos contra isso e sermos felizes? existe uma maneira de conseguirmos reverter esta situação?

Resposta:

Prece, Evangelho Semanal no Lar, Frequência Regular a um centro espírita sério, leitura edificante e prática da caridade.

Pratique o bem, estude ensinamentos saudáveis, volte os seus pensamentos para o alto e você não será envolvida por obsessores.

Também aconselho a envolvê-los com muito amor nas suas preces diárias, pois você não sabe o motivo dos laços que unem vocês, vibre em amor, peça a Deus por eles, solicite a compreensão. Aconselho também a leitura da série de artigos que publicamos sobre obsessão.


Assunto: horario do evangelho no lar Data : 15/01/2011
Pergunta:

olá boa noite!

gostaria de saber se posso realizar o evangelho em horarios e dias diferentes,pois no momento estou sem morada fixa,gostaria de perdir muita oração a voces na minha area familiar e espiritual,muito obrigada!

Resposta:

Olá,

sim, se existe uma restrição que impossibilite a realização sempre no mesmo dia e hora então não há problema, pois os espíritos compreendem perfeitamente a situação.

Cadastre-se no tratamento espiritual do Grupo PAS para receber o auxílio espiritual da equipe responsável pelo projeto.


Assunto: Referente á idades para reuniões Data : 08/02/2011
Pergunta:

Que a paz de Deus nosso Senhor esteja conosco, agora e sempre, que assim seja!

Gostaria muito de saber sobre a partir de que idade podemos frequentar ás reuniões, pois meu filho tem 11 anos e é muito presente espiritualmente. aguardo seu retorno.

Resposta:

Olá,

nesse caso você deve inscrevê-lo na Evangelização, quase todos os centros espíritas possuem grupo de evangelização.

Para participar de atividades mediúnicas deve-se esperar até a maioridade, não leve uma criança para participar de trabalhos espirituais, ela deve frequentar somente a evangelização infantil para receber ensinamentos espirituais e passes.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 09/03/2011
Pergunta:

Prático evangelho no lar com a minha familia a anos no mesmo dia da semana e horário (terça-feira as 23h00), gostaria de saber, no caso de um problema nesse dia da semana e horário que não foi possivel realizar o evangelho, como poderei acertar ?? Posso fazer no dia seguinte e no mesmo horário ou deixar na semana seguinte(terca as 23h00), sem alterar o que faço a anos as terça-feira-23h00. Perguntei no centro espirita em que vou, só me responderam que era importante é realizar sempre no mesmo dia da semana e horário. Como não fique satisfeito com a resposta e também fiquei preocupado, porque parecia uma resposta pronta, "realizar sempre no mesmo dia da semana e horário", isso eu já sei, só que ocorreu um problema imprevisivel, e gostaria de como acertar com a equipe espiritual, não estou usando uma justificativa, gostaria de como proceder se ocorrer uma eventualidade sem que eu saiba. É muito fácil responder uma frase pronta sem ter um pouco raciocinio. Lembrando que o acontecimento só foi uma única vez é pode ocorrer novamente sem que eu saiba. Nessa situação, o evangelho do lar não foi realizado devido há um imprevisto no dia da semana e hora como proceder???

Resposta:

Olá,

faça uma prece explicando o acontecido e solicite permissão para realizar no dia e hora alternativo, tenho certeza que os espíritos compreenderão perfeitamente que imprevistos podem acontecer.


Assunto: evangelio no lar Data : 09/03/2011
Pergunta:

gostaria de fazer o evangelho em minha casa mas moro com minha sogra e no mesmo quintal mora minha cunhada as duas são muito catolicas e não aceitam o espiritismo minha cunha ate que conhece um pouco mas minha sogra não aceita mesmo entaõ não sei onde posso fazer a leitura se tem que numa mesa ou pode ser dentro do meu quarto se poder me ajudarlhe agradeço.

Resposta:

Olá,

você pode realizar no local que for mais adequado, os espíritos compreendem perfeitamente as dificuldades impostas pela situação.


Assunto: Duvida Data : 16/03/2011
Pergunta:

Meu pai não aceita esse tipo de coisa, é do Raionalismo critão e às vezes entra no meu quarto durante qq coisa eu esteja fazendo. Devo proibi-lo? O que fazer?

Resposta:

Ore a Jesus que a inspire e proteja, dê o exemplo de paciência e resignação, mostre respeito e ao mesmo tempo consolide dentro do seu coração o conhecimento da verdade que já adquiriu.

Através do seu exemplo e da sua fé você se fortalecerá e influenciará a todos.

Sempre que estiver aflita, com dúvida, feche os olhos e ore, pedindo a Jesus que lhe auxilie, depois abra o Evangelho Segundo o Espiritismo ou o Novo Testamento e leia, sempre me ajudou.. :)


Assunto: Dúvida sobre o Evangelho no Lar. Data : 21/03/2011
Pergunta:

Em minha casa realizamos o evangelho no Lar todos os domingos exatamente as 17:00 horas. Mas ultimamente tenho observado que eu e alguns membros de minha família temos tido dificuldades para dormir nas noites em que o praticamos. Sinto às vezes perturbação espiritual, a presença de espíritos e agonia. Tenho uma filha que vê desde pequena, espíritos e isso tem ocorrido com freqüência, não estamos freqüentado no momento nenhum centro Espírita.

Hoje, minha filha me fez essa pergunta, sobre o fato dessa dificuldade está ocorrendo nesses dias.

Será que estamos fazendo algo errado?

Usamos uma toalha branca e uma garrafa d'agua.

Lemos sempre algumas orações do livro: Evangelho Segundo Espiritismo.

Escolhemos um texto para ler e debater a fim de melhorar nosso conhecimento.

As vezes procuro nos Livros dos Médiuns, No Evangélho Segundo Espiritismo, no Livro dos Espíritos ou em outros textos, assuntos pertinentes a dúvidas que são levantadas e aí debatemos.

Rezamos o Pai Nosso; Ave Maria; Prece de Cáritas, Oração de São Francisco de Assis,(cantada).

Usamos também a prece de abertura do Evangelho e a de Encerramento.

Estamos lendo também O Livro Violetas na Janela.

Enfim fazemos desse momento, uma confraternização em família com o objetivo de fortalecer os laços familiares e de evolução espiritual.

Obs: Estou muito confusa, pois minha irmã freqüenta Umbanda e foi dito pela mãe de Santo dela que nossa casa está repleta de Espíritos inferiores e de parentes desencarnados e com isso nossa vida se encontra amarrada. Não sei até onde acreditar nisso, apesar de saber, por textos lidos que esses espíritos realmente podem perturbar o ambiente familiar. Gostaria de saber se essa reunião que fazemos em nossa casa pode nos ajudar quanto essa suposta infestação espiritual.

Obrigada.

Resposta:

Olá,

querida irmã, na minha humilde opinião acredito que o Evangelho no Lar deve ser mantido, é muito importante para a paz doméstica. É muito provável que o ambiente estaria muito pior se não existisse a reunião e é por esse motivo que desejam que vocês pensem que o melhor seria cancelá-la.

Também acredito que devam procurar um centro espírita para frequentar, pois existe algum motivo para essa abertura espiritual e quando você frequentarem o centro serão amparados pela sua equipe de protetores que aos poucos farão a higienização do ambiente espiritual.

Explique no centro espírita o problema e solicite ser atendida pelo tratamento de desobsessão.


Assunto: Ajuda - O que fazer? Data : 24/03/2011
Pergunta:

Estou passando por um problema delicado e gostaria de pedir conselhos sobre como devo proceder. Eu e meu esposo moramos na casa da mãe dele. Recentemente, me vinculei a Doutrina Espírita e, pouco depois, ele também (o que, para mim, foi uma grande felicidade, pois meu esposo tinha ideais ateus). Instruídos pelo Centro Espírita, passamos a realizar o Culto do Evangelho no Lar. Convidamos minha sogra a participar conosco, mas ela não aceitou. Minha sogra afirma acreditar em Deus, mas não segue nenhuma religião. Sem intenção de julgar, só para que entenda a situação: não ora, não procura trazer Deus para a vida dela. Vive em ociosidade física e moral, não prejudica, mas também não procura ajudar (nem a si própria); não realiza atividades, permanecendo em casa o dia inteiro assistindo tv. Sei que não é obrigatória a participação de todas as pessoas que residem no lar, mas achei que deveríamos fazer o convite, pelo motivo de minha sogra ter me procurado recentemente, relatando problemas de cunho espiritual (ela quase foi agredida por um espírito malfazejo; ela o viu, inclusive, relatou-me ser um vulto profundamente negro - aconselhei que ela fosse ao Centro Espírita, mas ela recusou-se). Porém, após a recusa, não tocamos mais no assunto. Realizamos o Evangelho no Lar dentro de nosso quarto e de portas fechadas. O problema é que, sempre, no dia e horário de o realizarmos, ela faz uma bagunça inacreditável. Bate portas, grita, coloca a tv em volume alto, enfim... Coisas que ela não faz normalmente em seu dia-a-dia pois, no geral, é uma pessoa tranqüila. O curioso é que, logo após o término, ela desliga a tv e fica quieta, geralmente recolhida em seu quarto. Portanto, não entendo a necessidade desse barulho todo durante o Culto. O que fazer, nesse caso?

Resposta:

Olá,

ela está obsediada e o espírito deseja atrapalhar o evangelho no lar porque isso torna o ambiente espiritual da casa impróprio para realizar suas ações.

Tenha paciência, reforcem as orações diárias, sempre em favor dela, solicitando a Jesus que a auxilie a encontrar paz e a encaminhar o irmão que está junto com ela.

Vocês também podem pedir auxílio ao centro espírita através da desobsessão.


Assunto: falta de meu filho Data : 09/04/2011
Pergunta:

como q eu posso entender essa dor de nao ter mais meu filho aonde ele ta porque , ele nao ta mais comigo , eu sinto saudade falta , do meu menino a morte dele foi muito cruel meu filho nao merecia pagar pelos mal feitores q tiiraran a vida do irmao desse policial doi demais sem ele

Resposta:

Olá,

querida irmã, para entender esses tipos de acontecimento devemos retornar a eras remotas e desconhecidas na atual encarnação. É muito importante para sua recuperação que perdoe, pois perdoando você voltará a sentir paz e poderá receber o auxílio dos amigos espirituais.

Devemos acreditar também que Deus não nos castiga e que em qualquer acontecimento estão impressos o seu amor e misericórdia em favor do nosso crescimento espiritual.

Quando a dor crescer ore a Maria e lembre-se do seu exemplo de renúncia e bondade, ela foi a mãe daquele que mais amou em todas as eras e se resignou e perdoou aqueles que imolaram o seu filho até a morte. Jesus é o exemplo de conduta e Maria o exemplo de mãe.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 17/05/2011
Pergunta:

Faço regularmente o culto do evangelho no lar toda quarta feira as 9:30. Lemos o evangelho, rezamos para vibrar e bebemos agua fluidificada no culto. Meu marido diz que estamos atraindo coisas ruins pois nossas filhas pequenas brigam muito e por vezes o ambiente fica muito agitado. Não concordo pois pelo contrario acho que nossas vidas melhoraram bastante. Ele não quer mais participar e vai dormir. O que faço? Estou mesmo atraindo coisas ruina ele diz que não estou preparada mas não temos nehum tipo de manifestação em nossa reunião e sigo direitinho o roteiro do culto no lar.

Resposta:

Se está ruim com o culto no lar então com certeza estaria muito pior sem ele.

Procure um centro espírita e leve suas filhas para evangelização, conheço exemplos de ótimos resultados, aconselho a você frequentar também, geralmente tem palestra para os pais durante o horário da evangelização.

Com a frequencia ao centro espírita vocês estarão envolvidas pela equipe espiritua do centro e poderão ser auxiliadas cada vez mais.

Solicite também um atendimento de desobsessão, isso ajudará muito.

Enquanto procura um local para frequentar cadastre-se no tratamento espiritual a distância realizado pelo Grupo PAS.

Não pare o Evangelho no Lar, pois os espíritos trevosos fazem de tudo para passar a imagem que o Evangelho está piorando a situação. Durante o período mais difícil faça a leitura diária, ore a Deus e peça ajuda aos espiritos amigos, faça isso diariamente até a situação melhorar.

Todos essas atividades juntas ajudarão a gradualmente harmonizar o seu lar.