Em Busca da Verdade    (Tratamento Espiritual a Distância)
Como a espiritualidade avalia a ajuda que cada participante receberá
por Gustavo Martins

Não peças o afastamento de tua dor.
Roga forças para suportá-la, com serenidade e heroísmo, a fim de que lhe não percas as vantagens do contacto.
Não solicites o desaparecimento das pedras de teu caminho.
Insiste na recepção de pensamentos que te ajudem a aproveitá-las.
Não exijas a expulsão do adversário.
Pede recursos para a elevação de ti mesmo, a fim de que lhe transformes os sentimentos.
Não supliques a extinção das dificuldades.
Procura meios de superá-las, assimilando-lhes lições.
Nada existe sem razão de ser.
A Sabedoria do Senhor não deixa margem à inutilidade.
O sofrimento tem a sua função preciosa nos planos da alma, tanto quanto a tempestade tem o seu lugar importante na economia da natureza física.
A árvore, desde o nascimento, cresce e produz, vencendo resistências.
O corpo da criatura se desenvolve entre perigos de variada espécie.
Aceitemos o nosso dia de serviço, onde e como determine a Vontade Sábia do Senhor.
Apresentando os discípulos ao Pai Celestial, disse o Mestre: - "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal."
A Terra tem a sua missão e a sua grandeza; libertemo-nos do mal que opera em nós próprios e receber-lhe-emos o amparo sublime, convertendo-nos junto dela em agentes vivos do Abençoado Reino de Deus.
Fonte Viva - Chico Xavier, pelo espírito Emmanuel

Não temos como avaliar todas as questões levantadas pelos espíritos responsáveis pelo atendimento espiritual, mas podemos ressaltar alguns dos critérios por ele utilizados. Foge ao nosso entendimento e evolução o conhecimento total sobre o assunto, esse tópico é somente ilustrativo e tem como objetivo chamar a atenção para questões que devem ser refletidas por aqueles que buscam o auxílio espiritual.

  • O Merecimento - Quanto maior o empenho na modificação interior e no auxílio ao próximo, maior é o merecimento e mais beneficiado é o próprio espírito. Esse não deve ser o único objetivo para buscarmos hábitos espiritualmente mais saudáveis, pois se buscamos a solidariedade somente para adquirir "merecimento" então receberemos somente "isso" como retribuição, sendo que existem aspectos muito mais profundos e ricos para o espírito.Tenha certeza que se você busca a reeducação moral, ora diariamente, faz leituras edificantes e auxilia o próximo então os espíritos amigos estarão cada vez mais próximos para ajudá-lo.
  • O Resgate - As dificuldades ou doenças podem ter como objetivo o resgate de erros praticados no passado ou da atual encarnação. Nosso espírito precisa passar por essa expiação para continuar sua evolução. Embora você possa não compreender agora acredite quando dizemos que as lágrimas derramadas na Terra com resignação permitem ao espírito a paz da consciência esperada por longo período, muitos esperam pela oportunidade durante várias vidas. Não se preocupe com o motivo, mas aproveite a divina oportunidade e trabalhe pelo próprio aperfeiçoamento, pois além de resgatar seus débitos você estará evoluindo.
  • Proteção - a dor ou as dificuldades podem protegê-lo contra tendências inferiores que você ainda possui latente em seu espírito, dessa forma você está sendo protegido contra uma possível queda que seria lamentável para a sua evolução. Nesse caso trabalhe com afinco pela reforma interior, buscando compreender suas dificuldades e imperfeições, estude as leis da vida e conheça a si mesmo para fortalecer as virtudes. Os efeitos kármicos serão gradativamente atenuados conforme a sua própria renovação.
  • Necessidade de Evolução - Em alguns casos as provas foram pedidas pelo próprio espírito antes de encarnar, com o objetivo de evoluir. A quantidade de espíritos que solicitam enfermidades, dificuldades ou restrições para o crescimento espiritual não tendo débitos kármicos é mínima e podem ser identificados pelo grau de resignação e alegria que convivem com seus problemas. Infelizmente a grande maioria está incluída no Resgate e Proteção.
  • Empenho - Não há duvida, o sucesso do tratamento espiritual depende mais do próprio espírito que de qualquer outro fator externo. Fé, resignação, paciência, coragem, persistência, amor e humildade, todas essas características devem ser trabalhadas durante e depois do tratamento. As principais modificações que recomendamos durante o tratamento espiritual a distância são relativas à prece diária, evangelho semanal no lar, leitura edificante, freqüência a um centro espírita sério e prática da solidariedade.

O Real objetivo do espiritismo é a cura espiritual e a conscientização do espírito sobre as leis da vida, suas responsabilidades e a verdadeira finalidade da sua encarnação. O reequilíbrio emocional e físico são conseqüências desse trabalho de reforma intima para reconquistar a harmonia e a paz.

Não devemos ficar frustrados caso não sejamos atendidos pelo tratamento espiritual da forma que esperávamos, ao contrário, devemos buscar o motivo por não alcançá-lo e através de reflexões será possível ouvir o coração, seguindo um novo caminho de paz e harmonia.

A sua paz interior não pode depender de fatores externos, a conquista da serenidade é o grande desafio da vida e aquele que alcança esse estado torna-se um ser riquíssimo na visão espiritual.

Nunca se esqueça da importância de ajudar os irmãos e irmãs em situações de dificuldade, pois não somos os únicos a sofrer no planeta, existem irmãos em situação muito mais penosa que a sua, aproveite então a oportunidade de ajudá-los, não importando a forma de auxilio, uma palavra carinhosa cura feridas e o recurso material pode ajudar a matar a fome.


Perguntas Respondidas