Umbanda, Paz e Luz    (Umbanda)
Sabedoria das Matas - Parte 1
por Flávio e Andréa

Neste artigo queremos começar a divulgar algumas ervas que podem ajudar em momentos difíceis as pessoas que com fé delas se aproveitarem.

Digo isso porque sem fé nada funciona, nem a alopatia. Pois bem, descreveremos algumas elementos da flora brasileira e de outros países largamente utilizados pela medicina cabocla e indígena em nossa Umbanda.

Muitos podem dizer, mas dar receitas não parece legal, mas automedicação, ao irmos em uma farmácia e pedirmos um comprimido também não. Assim, vai a dica, use a flora medicinal com parcimônia, pesquise sempre, mas nunca, nunca abuse das dosagens, pois tudo que é demais causa efeitos colaterais negativos.

Dores de Cabeça, Enjôo e Dores de Garganta

Certa feita, pude por conta de uma dor de cabeça que me irritava, testar o poder de uma raíz extremamente conhecida, porém pouco usada

Zingiber officinale Classificação científica

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Zingiberales
Família: Zingiberaceae
Género: Zingiber

O gengibre é um maravilhoso risoma, cultivado há mais de 2.000 anos por índios e caboclos, trazendo em sua essência o poder e sabedoria representada no formato de uma raiz. Podemos usar o gengibre para vários sintomas, dentre eles destacamos:

Enjôo - Capaz de eliminar rapidamente a sensação de enjôo e náuseas advindas da má digestão ou da ingestão de alimentos gordurosos. Aprovado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Receita: Para cortar o enjôo ou as náuseas, basta cortar um pedaço de 2mm de espessura do rizoma, tal qual fazemos com um cenoura e mastigarmos.

Dores de cabeça e enxaqueca - O gengibre consegue um fato raro, e vale a pena testar, o gengibre em pó é capaz de rapidamente cortar os sintomas de dores de cabeça e enxaqueca. Caso persistam, procure o médico.

Receita: Coloque 1/3 de uma colher de chá de gengibre em pó em meio copo d'água, relaxe, pois em aproximadamente de 10 a 15 minutos você sentirá a diferença.

Dores de garganta - Misture 3 pedaços de gengibre de 2mm de espessura em uma panela (não deve ser de alumínio) e ponha 200 ml de água para ferver junto. Beba o chá frio e adoçado.

Esperamos ter ajudado. Maiores informações, vide Wikipedia e procure um médico naturalista de confiança.


Perguntas Respondidas
Assunto: ervas medicinais Data : 26/01/2007
Pergunta:

se for possivel gostaria que me envie o nome de uma planta que auxilie na cura do problema [fissura anal ] muito obrigado por tudo. Ate breve Apda

Resposta:

A planta é a Babosa.

Aplique o gel retirado da folha e armazenado em pote fechado e escuro na geladeira por até 5 dias, todas as noites. Em uma semana sentirá uma melhora expressiva


Assunto: resfriao + enjoo Data : 30/12/2010
Pergunta:

boa tarde meu filho de ano e 9 meses esta com resfriado, febre, corisa e vomito, o que seria bom estes sintomas.

Resposta:

Prezada

Não deixe ele desidratar. Muito suco sem açúcar e água. Dê água de coco. Leve-o ao médico por conta dos vômitos.