Medicina da Alma    (Medicina da Alma)
Missão Pessoal
por Adriana Thomaz

Ao ler um artigo recentemente em um site sobre Propósito de Vida voltado para empresas, tomei emprestada a idéia e inspirada por ela, escrevi o seguinte texto, que agora, com todo o carinho, compartilho com vocês, "leitores do Grupo PAS" :

Conheça (e declare) sua Missão Pessoal

Uma declaração de missão descreve o que você é e de que forma você contribui com o mundo à sua volta. A missão pessoal, uma vez conhecida por você, diz de forma mais específica o que as suas ações e intenções representam de fato. Não é onde você quer chegar, mas onde você está agora, o que você é. Reflete seus talentos, sua capacidade interior e o que você faz que repercute em sua vida e na dos outros.

O verdadeiro motivo da nossa existência é fornecer algo singular, único, verdadeiramente pessoal, que contribua de alguma forma para a humanidade. Quando você descobrir o que é que você fornece de único às demais pessoas, descobrirá sua missão. A missão que me refiro não tem ligação com o tempo, representa o que você é, e como e com o que você contribui. Através do Auto-Conhecimento, a verdadeira chave para a felicidade, é possível desenvolver a clareza para o encontro com este algo singular, único, sagrado e pessoal à que chamo missão.

Métodos como a Kriya Yoga, técnica de meditação poderosa oferecida pelo grande Mestre Hindu Paramahansa Yogananda(*), podem ser de grande valia na busca de nossa missão pessoal. A Meditação é a grande ferramenta para o Auto-Conhecimento pois nos coloca de forma íntima em contato com o que é sagrado dentro de cada um de nós, elucidando desta forma os verdadeiros propósitos de nossas vidas.

Uma declaração de missão possui muitas utilidades, mas talvez a mais importante delas seja o poder de mantê-lo dentro dos seus propósitos de vida. Na confusão do dia-a-dia, muitas pessoas acabam se distanciando daquilo que consideram realmente importante. O conhecimento claro de sua missão evita esses desvios, até porque na maioria das vezes eles ocorrem porque a pessoa não sabe ao certo por onde está caminhando, sente-se perdida, então envolve-se com qualquer coisa que possa parecer "interessante" e se distrái uma vez mais. Definir sua missão delimita o campo de ação e afasta a ilusão do mundo material, fazendo com que você se preocupe com o que é realmente importante para você.

Dessa forma, conheça-se, encontre e declare sua missão, ela te ajudará a iluminar seu caminho e a viver no momento presente em contato com o seu verdadeiro propósito de vida, com o que é mais sagrado em você.

(*)Autor do livro "Autobiografia de um Yogi", traduzido para várias línguas, onde o Mestre conta sua trajetória de vida e como desenvolveu sua Missão na Terra, que foi, principalmente, trazer e difundir a preciosa técnica de Kriya Yoga para o Ocidente.


Perguntas Respondidas
Assunto: Quero saber mais e como faço Data : 29/08/2007
Pergunta:

Li o artigo e adorei., mas eu já tentei e não consegui meditar.Como eu faço? Talvés eu seja ainda ignorante em fazer essa pergunta, mas eu gostaria se for possivel ter uma resposta, pois eu gostaria de praticar a mesma. Grato pela oportunidade, Betania

Resposta:

Querida Betania,

Meditar exige treinamento prático e paciência, não se preocupe, certamente vc serah capaz de fazê-lo.

Meditação é toda atividade que mantém a atenção agradavelmente ancorada no momento presente.

Aprender a Meditar é como aprender a fazer qualquer coisa. A primeira condição é a motivação, sem a qual não há a energia necessária. Para a maioria de nós este não é o problema. Temos stress, dor, sofrimento e ausência de paz de espírito constantemente em nossas vidas, condições essas que podem tornar-se oportunidades porque elãs nos forçam a mudar.

A segunda condição é o esforço. Você precisa praticar para aprender. Todas as dicas ou leituras do mundo não se comparam a uma semana de prática. Aconselho de 10 a 20 minutos por dia para pegar o jeito de meditar.

A terceira condição é a determinação. Em geral as pessoas abandonam tudo, quando decidem que nunca serão boas no que estão fazendo. Meditação não é excessão. Como você está focalizando sua mente, o que nota primeiro é a sua turbulência. Os pensamentos não param, certo? OK. Faça então como S Franciso, deixe que os pensamentos voem sobre sua cabeça como pássaros, mas não deixe que eles façam ninho em sua cabeça. Rotule: Pensando. Sempre que se encontrar pensando, diga para vc mesma: Pensando. E então, volte a atenção para a respiração.

Lembre-se: Quando estiver praticando, apenas faça-o. Não desanime. Sua mente levou anos para todo o seu estoque de truques e ciladas para te manter preocupada. Levará tempo para desmontá-los. Não avalie seu desempenho.

Assim, meditar nada mais é que fixar a atenção no presente através da respiração, que serve como âncora em muitas técnicas de meditação. Para fixar a mente mais ainda, sons podem ser usados, assim como palavras (os mantras, por exemplo), que são como vassouras, varrendo os pensamentos da mente. Você pode escolher também um som como mmmm aaaaaahhhhh.

A palavra OM (em sânscrito, verbo, como no cristianismo) é muito usada.

Muito do que ensino a você aqui sobre meditação vêm dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda, mestre hindu fundador da Self Realization Fellowship e também repito trechos dos escritos da Dra. Joanh Borysenko, da faculdade de medicina de Harvard, EUA. Por coincidência ou não, Dra. Joan orienta que seus pacientes meditem com as palavras Ham Sah, um antigo mantra sânscrito que lembra o som da técnica de meditação Hong Só, ensinada pelo mestre hindu. Ham significa "Eu sou" e Sah significa "Isto". "Isto" é visto como a parte da mente que presencia toda a nossa experiência ou a própria consciência. Para os religiosos, ensina ela, é a tomada de consciência que leva a conexão com Deus.

O processo da Meditação - simples:

1-Escolha um lugar tranquilo onde NINGUÉM possa te perturbar, nem pelo telefone.( se possível, reserve um lugar na sua casa só para isso). Esse tempo é SEU.

2-Sente-se em posição confortável, com a coluna ereta, desencostada da cadeira, ou numa almofada no chão.

3-Feche os olhos suavemente.

4-Relaxe os músculos da cabeça aos pés.

5-Tome consciência da sua respiração e, sem tentar controla-la, note como ela vai e vem.

6-Repita sua palavra-foco silenciosamente no rítmo da respiração. Se é uma palavra apenas, use-a para a expiração. Se forem duas, como Ham Sah, use Ham para a inspiração e Sah para a expiração.

7-Não se preocupe com o modo como vc está indo. Se sua mente vagar por mil lugares, tudo bem, não tente prendê-la. Apenas a observe e a traga de volta para a respiração.

8-Pratique pelo menos uma vez por dia, por 10 a 20 minutos.

O melhor horário é de manhã, antes do café da manhã. Evite meditar cansada e após grandes refeições.

Gostaria de te dar mais algumas dicas:

1-Meditar significa apenas meditar. Não existe a meditação certa e a meditação errada.

2-Existem inúmeras técnicas de meditação, ligadas ou não a diferentes religiões.

3-Você deve escolher que caminho quer trilhar para iniciar o processo de meditar regularmente, mas permita-se experimentar diferentes técnicas. Não desista.

4-Meditar exige dedicação constante, mas deve ser sempre uma forma de vc se sentir relaxada, portanto, não faca disso uma obrigação, mas sim uma escolha de vida.

Sempre que oriento um iniciante na pratica da meditação, procuro me colocar a disposição para as perguntas frequentes que se seguem ao seu inicio, portanto, sinta-se a vontade para me escrever.

Com amor e PAS,

Adriana Thomaz


Assunto: minha missao Data : 12/03/2010
Pergunta:

ola adriana.tenho mtas duvidas mas vou ser breve:tenho 23 anos ja com varias responsabilidads,e vejo fracasso em tdo k faco.nao encontro a mim propria.ja me pus a pensar,o ke realmente gosto de fazer?nao sei.e se pudesse escolher o ke escolheria k me deixasse feliz?tbm nao axo.por isso me sinto perdida.gsto de tar so.nao tenho mas amizads.mas sinto um mundo enorme dentro de mim.tenho mta pena do proximo.nao comsigo ver uma pessoa sofrendo.k conselho me das?mta paz

Resposta:

A maneira com que escreves me faz pensar que você é mesmo uma pessoa solitária.

Te aconselho a buscar um caminho espiritual que te leve ao auto-conhecimento, para mim, a chave da felicidade. Penso que você deve investir na busca da sua missão pessoal, do que dá sentido a sua vida.

Muitos caminhos são possíveis, você deve escolher o seu. O Budismo, da escola Soto Zen, assim como a Self Realization Fellowship, de Paramahansa Yogananda foram minhas opções pessoais. Leia muito, visite os que mais te interessarem e daí pra frente tudo se abrirá para você.

Não desista.

Abraços carinhosos,

Adriana


Assunto: mantrat Data : 16/11/2010
Pergunta:

traduçao do mantra hon so

Resposta:

Conforme as lições de Paramanhansa Yogananda, as palavras Hong Só, tem o sentido de "eu e meu pai somos um" ou eu e o Universo, eu e Deus, eu e o poder maior, somos um.

Maiores informacoes, no endereco: http://www.srfvilamadalena.com.br/licoes-self-realization/

Abraco e paz,

Adriana