Evangelizar para Crescer    (Evangelização Infanto-Juvenil)
A Importância da Evangelização Infanto-Juvenil
por Viviane Araújo

Beleza, saúde e inteligência: três atributos que a grande maioria de pais e responsáveis consideram indispensáveis para que seus pequenos tenham uma vida feliz e equilibrada. Porém, a grande questão que se faz presente é: ser bonito, saudável e inteligente é garantia de felicidade?

Suponha que o seu filho seja a criança mais bonita do bairro e cresça tornando-se o rapaz mais lindo da região. Urgente se fará que lhe ofereçam ensinamentos capazes de fazê-lo construir uma boa base moral para que seus pés não tropecem nas armadilhas do seduzir por seduzir, do desregramento sexual, das conquistas fáceis. Será preciso, também, instruir-lhe de que enquanto espírito imortal que é, para ser feliz, terá que viver a sua encarnação ciente da transitoriedade da matéria - vestimenta perecível do espírito que somos - e da perpetuidade do resultado daquilo que cultivamos interiormente.

Se o seu filho for dotado de uma saúde perfeita, importante será alertá-lo de que esse é um privilégio que muitos não têm e que nesse sentido, para tornar-se um verdadeiro homem de bem, terá que usar a sua energia para atividades construtivas, dignas e justas, encontrando no trabalho honesto a fonte do seu sustento e evitando os abusos e excessos (tais como os vícios, por exemplo) que desajustam esta máquina chamada corpo humano.

Se o seu filho for inteligente, será preciso que o conduzam a desenvolver essa inteligência para o bem, visto que muitos são os que a utilizam para o mal, prejudicando a si mesmos e ao próximo. Além disso, terá que ser alertado sobre os malefícios que podem instaurar-se em sua vida, se cair nas garras da vaidade, de julgar-se melhor do que os demais, de acreditar que já sabe tudo e nada mais há a aprender, esquecendo-se, desta forma, de que estamos em constante aprendizado.

Portanto, beleza, saúde e inteligência - assim como tudo o que há de melhor nesta vida - podem ser aliados ou vilões no que se refere à conquista da felicidade, visto que pertencemos a um planeta de provas e expiações, no qual somos testados em nossa boa vontade de servir e evoluir o tempo inteiro.

E é justamente neste sentido que a tarefa de evangelização infanto-juvenil atua, oferecendo subsídios para que o espírito recém encarnado que você abriga em seu lar, tenha a oportunidade de ser educado da forma mais especial e eficiente que existe: utilizando como base o Evangelho seguido e vivido por Jesus, para que ela possa - cada vez mais - seguir e viver a mensagem deixada pelo nosso Irmão Maior, direcionando-se em todas as circunstâncias para o caminho do bem.

Sendo assim, os responsáveis que levam os seus filhos às aulas de evangelização estão cultivando no espírito da criança a prática das boas obras, da caridade, da fé raciocinada, do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Desta forma, a criança cresce percebendo-se no mundo não apenas como mais um ser humano, mas sim como filho de Deus, herdeiro do Universo e como tal fiel colaborador dos espíritos superiores para que o amor e o bem sempre prevaleçam.


Perguntas Respondidas
Assunto: sugestões de aulas p/ evangelização Data : 14/05/2007
Pergunta:

temos na nossa casa vários grupos da infancia á juventude e necessitamos de materil ex:aulas que de prazer nas crianças como dinamicas trabalho em grupos etc se vcs puderem me atender ficarei imensamente grata .

Amigos,obrigada por se lembrarem de mim enviando-memensagens de paz abraços fraternos Apda -Talhari

Resposta:

Há muitos sites na Internet que disponibilizam dinâmicas, atividades, planos de aula e tudo o mais que possa interessar aquele que abraça a tarefa de evangelizar em um centro espírita. Relacionamos abaixo alguns deles:

Sites:

http://www.cvdee.org.br/ev_evangelize.asp

http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao

http://www.edicoesgil.com.br/educador/filosofia/filosofia_principal.html (ver apostilas para a juventude)

Comunidades do orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=124500

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1770557

Lembramos sempre da importância da criatividade e da sensibilidade do evangelizador, já que por mais incrível que possa parecer uma atividade ou uma aula já montada, fundamental é adequar o conteúdo à turma ? única por essência, como todas o são - com que se está trabalhando.