A Arte e o Espírito    (O Julgamento)
25ª Parte - Antônio e a Proposta de Poder
por Jorge Queiroz

 

CENA 41 ACENDE-SE A LUZ DO LADO DIREITO DO PALCO. PAULO RECEBE ANTÔNIO EM SUA CASA.
ANTÔNIO Antes de qualquer coisa, queria lhe agradecer pelo que tem feito à minha filha.
PAULO Você nada tem a me agradecer, sou apenas um intermediário dos médicos do espaço, são eles, junto com a fé e o merecimento de cada um, que operam esses milagres.
ANTÔNIO É um verdadeiro milagre, minha filha estava tão mal e agora está quase curada.
PAULO
Ainda falta muito, meu amigo. Eu preveni a sua esposa que o que faríamos agora, era tirar a sua filha da crise, do risco de vida, mas que só o tempo e Deus, poderia garantir a cura total, tanto para sua mulher, quanto para sua filha, mas que ambas deveriam continuar usando os remédios da medicina tradicional, sem esquecer do melhor remédio até hoje encontrado: O amor, o único remédio capaz de curar todas as doenças.
ANTÔNIO Eu sei, mas tenho certeza que o senhor vai conseguir mais esse milagre!
PAULO Com fé, meu amigo, tudo é possível.
ANTÔNIO Eu vi que o senhor e seus amigos estão com dificuldades financeiras para cuidar de tantos doentes. Eu tenho uma proposta a lhe fazer, acho que poderá resolver todos os seus problemas...
PAULO Eu te agradeço, meu irmão, mas...
ANTÔNIO Deixe ao menos eu lhe falar do que se trata antes de recusar... Eu tenho alguns amigos influentes, gente bem colocada, em cargos na administração municipal, estadual e até federal. Essas pessoas são sempre gratas a quem os ajuda, e as eleições estão chegando. Ainda é possível se filiar a algum partido e um homem como o senhor, que está fazendo um trabalho como esse, junto ao povo, tem muito apelo político. O senhor facilmente se elegeria a deputado estadual e carregaria consigo muitos votos para o partido ajudando a eleger candidatos como eu, a deputado federal, a senador, governador e até a presidência da República.
PAULO Minha missão é outra, e o meu rebanho são os doentes, os aflitos, os desenganados...
ANTÔNIO

Mas o senhor não vê que se elegendo, o senhor poderia cuidar deles melhor. Conseguiria verbas até para construir um hospital paranormal, por exemplo, não seria bom?

PAULO (fascinado com a idéia, falando consigo mesmo) Um hospital..., deputado estadual, ...federal e quem sabe o que pode vir depois... quem sabe...


Perguntas Respondidas