Páginas de Luz    (A Vida e as Cores)
Métodos de Cromoterapia
por Narcí Castro de Souza

 

    Despedimo-nos no mês passado recordando a importância da alegria – que plenifica nossa aura com a cor amarela – para ativarmos nosso sistema imunológico, tornando-nos resistentes a invasões de vírus e, também beneficiando a saúde de nosso coração e sistema circulatório.

Já vimos então que conhecendo o efeito de certas cores em nossa aura em decorrência de nossas emoções, podemos deduzir que estas desempenham um papel fundamental em nossa saúde.

Como combinamos, este mês vamos começar a discorrer sobre os métodos de cromoterapia e outros efeitos das cores em nosso organismo físico, em nosso campo emocional e mental.

A cromoterapia pode ser feita: pela água solarizada; por filtros de papel celofane colocadas diretamente sobre a pele; por focos de luz coloridos; por filtros de vidros coloridos em uma janela por onde o sol atravesse; pela irradiação mental; por roupas coloridas; por paredes coloridas.


Cromoterapia pela água

A água pura exposta ao Sol num recipiente fechado de cristal durante duas horas, fica impregnada de elementos químicos de poderosa ação terapêutica. Ter o cuidado de deixar uns centímetros sem preencher com água. Se não for possível obter um frasco de cristal – que é o ideal – , pode-se usar um copo comum revestindo-o de papel celofane na cor que for indicada para o problema a ser tratado.


Frasco de cristal vermelho

A água fica impregnada de vários elementos químicos, dos quais o ferro é o principal. Quando tomada, produz o mesmo efeito de um tônico ferroso. Tomar essa água em pequenas quantidades (meio cálice) após as refeições, quando se possuir funcionamento normal dos intestinos. Quando se sofre de prisão de ventre, tomá-la em jejum e antes das refeições. Contra-indicação: pressão alta, pessoas muito idosas, sangüíneas, febris, psicóticas, agitadas, violentas.


Frasco de cristal alaranjado

Tônico revitalizante e de efeito estimulante sobre as glândulas supra-renais e genitais. Dose: meio cálice duas vezes ao dia antes das 18 horas , pois pode causar insônia. Contra-indicações: grandes traumas no campo dos sentimentos.


Frasco de cristal amarelo

Obteremos uma água impregnada de sais fosforosos e de sódio, com propriedades estimulantes para os nervos e que terá ação levemente purgativa. Dose: um cálice três vezes ao dia. Contra-indicação: diarréia, insônia, delírio, demência, pessoas extremamente nervosas.


Frasco de cristal verde

Estimula o crescimento das crianças, restaura o equilíbrio hormonal e vitaliza os órgãos do sistema digestivo e urinário. Dose; 4 copos por dia. Contra-indicação; não tem.


Frasco de cristal azul

Exerce ação calmante e antissética geral. Atua nos processos bioquímicos comandados pela hipófise e tireóide. Dose: 4 copos ao dia. Contra-indicação; não tem. A água a ser usada, se possível, deve ser destilada, ou, pelo menos fervida ou filtrada. Deve ser consumida em poucos dias, principalmente a do frasco amarelo, a qual se deteriora facilmente. A tampa do frasco também deve ser de cristal da mesma cor do frasco.

ALGUMAS EMOÇÕES QUE COLOREM A AURA SEU SIGNIFICADO E EFEITO
  • Rosa – aparece colorindo a aura quando sentimos a emoção do amor. As pessoas, que nutrem este sentimento constantemente, são mais calmas, envelhecem menos, e têm mais saúde. Lembremos que a cor rósea tonifica todo o sistema nervoso, e é a cor que permite a circulação de todas as outras cores que são distribuídas, através dos chakras, no organismo.
  • Vermelho – aparece, na forma de raios, na aura da pessoa que se deixa envolver por ataques de raiva e forte irritação, que podem agredir profundamente o próprio e as pessoas frágeis como as crianças, que estejam próximas.
  • Azul – colore a aura nos momentos de prece e meditação. Promove calma e equilíbrio emocional.

Até o próximo mês!
Lembrem: amor, alegria e orações contribuem de forma expressiva para nossa saúde e felicidade.


Perguntas Respondidas
Assunto: cromoterapia Data : 24/10/2007
Pergunta:

frasco de cristal que dizer ,frasco de vidro?

Resposta:

Tanto pode ser usado o frasco de cristal, que seria o eletivo , como o frasco de vidro.

Paz e Harmonia!

Narcí


Assunto: Cor adequada Data : 06/02/2009
Pergunta:

Gostaria de saber qual a cor adequada para o tratamento do diabetes.

O frasco de cristal indicado, poderia ser substituido por uma cristalda cor adequada, devidamente purificado e energizado e colocado dentro da água mineral?

Resposta:

Para o tratamento de diabetes use a cor verde e vermelho, em banhos de luz no local com lâmpada colorida ou com o uso de um filtro feito com papel celofane colocado sobre o local ficando em exposição no sol durante 15 minutos para cada cor, começando com o vermelho.

Pode escolher um cristal da cor que se precisa usar. Colocá-lo diretamente sobre a parte do corpo a ser tratada ou em um copo de água (que se deve tomar 1 colher de sopa 3x ao dia, se a cor for vermelho, laranja ou amarelo. Se for verde azul ou violeta pode beber a vontade).depois de expor ao sol por 2 horas.

Paz e Luz!


Assunto: Frascos Cromoterapia Data : 10/12/2010
Pergunta:

Bom dia!

Gostaria de saber onde posso encontrar esses frascos pra comprar! Algum site, tipo de loja que seja especializada nisso!

Grato,

Fabio Favoreto - Piracicaba/SP.

Resposta:

Os frascos podem ser comprados em lojas que vendam potes ou copos de cristais.Mas podem ser usados copos ou potes de vidro , que podem ser pintados pela própria pessoa, adquirindo tinta própria para píntar vidro. Como tb explicamos no livro, podem ser usados pedaços de papel celofane envolvendo os copos ou potes, e expondo-os ao sol por 2h.