Sabedoria universal    (Reiki)
Novos Fatos Históricos sobre o Usui e o Reiki
por Franklin de Mattos

Você já deve ter ouvido falar de um sistema Japonês de Cura, que utiliza-se das energias irradiadas pelas mãos, como em um passe, denominado de REIKI. Se ouviu, na mesma hora desistiu quando soube que era pago e o quanto custava para se ser “sintonizado” ou “iniciado”.

O presente artigo visa desmistificar a prática de Reiki, inclusive permitindo o download dos ensinamentos: (estaremos disponibilizando os arquivos em breve)

 

No Reiki, a história do sistema e de como ele foi desenvolvido tem sido sempre uma parte importante para a compreensão e conhecimento do sistema. Até muito recentemente (cerca de 1998) as únicas informações que eram conhecidas eram as histórias que a Sra. Takata ensinava sobre a descoberta do sistema Reiki por Mikao Usui.

Desde 1998, um número de mestres ocidentais de Reiki (Frank Petter, Dave King, Hiroshi Doi, Andrew Bowling e Rick Rivard) tem feito contatos no Japão e aprendido a fórmula do Reiki que continuou por lá, separado das tradições ocidentais.

A história mais comum sobre o Reiki, no mundo ocidental, provém dos ensinamentos da Sra. Takata. Esta história é repetida como verdade absoluta por quase todos os mestres e alunos de Reiki. Devemos, portanto, supor que essa era a história que a Sra. Takata ensinava.

A história tradicional é que “o Dr. Usui estava ensinando em uma universidade cristã, chamada Universidade Doshisha,( não existe nenhum registrode que ele esteve nessa Universidade quer como professor ou como estudante) em Kyoto (Japão), em meados do século XIX. Seus estudantes começaram a perguntar-lhe se ele acreditava que Jesus poderia curar, como estava na Bíblia. Quando ele respondeu que sim, eles perguntaram a ele como fazer tais curas, para que eles pudessem acreditar também. Dr. Usui não sabia como curar. Ele começou a questionar os líderes da igreja, que também não sabiam como isso era obtido. Então, ele se lançou em uma busca para aprender esses métodos. Conforme a história conta, ele viajou através do Japão, China, estudou na Universidade de Chicago (também não existe nenhum registro dele ou do curso específico nesta época) e eventualmente voltou ao Japão.

De acordo com a história, Usui havia falhado em encontrar esta grande cura e, então, ele subiu o monte Kurama para uma meditação de 21 dias, acompanhada de um jejum pelo mesmo período. No final dos 21 dias, quando Usui estava para desistir, ele viu uma grande luz se aproximando dele. Ele estava cheio de medo mas ficou parado. A luz o acertou no centro de sua testa (no terceiro olho). Isto o deixou inconsciente, mas ao despertar, ele viu milhares de pequenas bolhas brilhantes e os símbolos do Reiki foram mostrados, individualmente, para ele. O significado e a aplicação de cada símbolo do Reiki eram aparentes para ele.

Ao Dr. Usui foram creditadas as seguintes curas: do seu próprio dedo do pé (que ele teria machucado ao descer o monte), uma garota (que tinha um inchaço no rosto, proveniente de uma inflamação dentária) e de ter comido uma refeição completa após um jejum de 21 dias. Ele começou a curar mendigos nos subúrbios de Kyoto. Ele descobriu que aqueles que havia curado retornaram às mesmas doenças. Ele descobriu que muitas pessoas se agarravam as suas doenças porque elas eram úteis para elas. Estas pessoas preferiam viver com suas doenças, porque eram tratadas por outras pessoas e por várias outras razões. Foi então que Usui sentiu que o tratamento deveria incluir não somente o físico mas também o espiritual e o emocional. Usui também decidiu não mais fazer o Reiki gratuitamente após isso e que alguma troca de energia deveria ocorrer, pretexto utilizado para os elevados custos de Reiki.”

É ensinado que este sistema foi passado para o sucessor escolhido, o Sr. Chujiro Hayashi, que se tornou o novo "Grande Mestre" de Reiki. Também é ensinado que o título de "Grande Mestrado" foi passado para a Sra. Takata que o passou para a sua neta, a Sra. Phyllis Furumoto.
Deve-se notar que a Sra. Takata nunca se referiu a ela própria como "Grande Mestre". Isto foi algo que alguns dos estudantes da Sra. Takata fizeram e que foi perpetuado como crença e dogma nas primeiras práticas da Reiki Alliance.

Pesquisas e informações começaram a sair, fracionadas, do Japão na metade final da década de 1990. Dave King, o fundador do Tradicional Japanese Reiki (TJR) encontrou-se e foi treinado com mestres sobreviventes da linhagem direta do Dr. Hayashi e recebeu cópias do seu manual, além de outros materiais. Frank Petter começou a ensinar uma versão ocidental do Reiki no Japão e começou a aprender as outras linhas existentes lá e, também, começou a investigar a história. Hiroshi Doi foi um mestre iniciado por Barbara Weber Ray no ocidente (da escola Radiance Reiki) e começou a se corresponder com vários mestres do ocidente. Petter começou a escrever livros à respeito do assunto e tanto Petter quanto Doi foram aos Estados Unidos e deram seminários sobre as técnicas das escolas japonesas.

Estas fontes tem revelado novas informações à respeito de. Usui e da descoberta do Reiki. Mikao Usui nasceu no dia 15 de agosto de 1865, em Yamagata (um distrito da prefeitura de Gifu), em uma vila chamada Yago. Usui estudou Budismo na escola e templo no monte Kurama quando era criança. Acredita-se que ele pode ter estudado a forma japonesa de Chi Kung e outros sistemas orientais de cura. A maioria das histórias descrevem Usui como um colegial e que ele havia sido um estudante brilhante e esforçado. Usui foi um homem de negócios bem sucedido. Cerca de 1914 ele foi meditar no monte Kurama e submeteu-se a um período de 21 dias de meditação e jejum. Durante essa meditação, a energia Reiki entrou pelo seu chackra da coroa. Ele descobriu que havia recebido o grande presente da cura. Ele soube que diferentemente dos seus exercícios de Chi Kung, que exauriam completamente sua energia pessoal, esta energia Reiki poderia curar sem exauri-lo.

Ele passou, então, sete anos em Kyoto. Abriu um escola em Tokyo, onde ele treinou seus estudantes em seu Usui Shiki Reiki Ryoho. Ele treinou cerca de 2000 estudantes para os níveis de praticantes e 16 para o nível de professor. Ele morreu em 9 de março de 1926.
O próprio Usui fundou uma sociedade de Reiki.

Mikao Usui foi o primeiro presidente da organização que ele chamou Usui Reiki Ryoho Gakkai. Usui morreu em 1926. Houve seis presidentes desde a morte de Usui. Nenhum deles era o Dr. Hayashi. Nenhum deles se chamou de "Grande Mestre" ou de portador da linhagem. Usui foi sucedido, em ordem por: Sr. Ushida, Sr. Takatome, Sr. Watanabe, Sr. Wanami, Sra. Koyama e o presidente atual Sr. Kondo.

Informações adicionais trouxeram revelações à respeito de Chujiro Hayashi. Dr. Chujiro Hayashi se tornou mestre em Reiki em 1925 e foi um dos estudantes de Usui. Dr. Hayashi foi um oficial reformado da Marinha Japonesa. Ele abriu uma clínica de Reiki que estava mais em conformidade com o modelo médico. Dr. Hayashi fez algumas modificações no sistema e, principalmente, desenvolveu as 12 posições padrão que são utilizadas atualmente no ocidente. Estas posições permitiram que o Reiki fosse aplicado por vários praticantes ao mesmo tempo. Esta técnica de cura em grupo foi usada em sua clínica e acreditava-se que maximizava o fluxo de Reiki para o paciente, além de acelerar o tempo de tratamento. Na clínica de Hayashi, os estudantes deveriam trabalhar gratuitamente por um período na cura de doenças, em troca do treinamento em Reiki I. Àqueles que eram dedicados e talentosos curadores, ensinava-se o Reiki II, em troca de um maior período de serviço e treinamento. Aos mais dedicados era ensinado o Reiki III. Um dos mestres formados por Hayashi, foi uma americana que vivia no Hawai, a Sra. Hawayo Takata.

O Sr. Hayashi foi feito mestre em Reiki por Usui, mas deixou o Gakkai devido a discordâncias. Ele introduziu mudanças no Reiki Ryoho. Existem atualmente outras linhagens de Reiki no Japão decorrentes dos estudantes de Hayashi e de Usui. Está, agora, nítido que nunca houve um "Grande Mestre" ou um portador da linhagem no Reiki de Usui. Esta parece ser uma contradição nas histórias ocidentais e linhagem que indicam que o Sr. Hayashi havia sido feito Grande Mestre e que ele havia passado para a Sra. Takata e dela para a Sra. Furumoto. O que vemos agora, nitidamente claro, é que o Dr. Hayashi foi um discípulo muito respeitado do Sensei Usui mas não foi feito portador da linhagem ou "Grande Mestre". Por isso, a Sra. Takata nunca pôde ser "Grande Mestre", tão pouco sua neta, a Sra. Furumoto.

Isto não deve ser lido de maneira negativa contra a Sra. Takata. O seu presente de Reiki para o ocidente não pode ser subestimado. É meramente a correção histórica de alguns fatos imprecisos.

Em 1938, enquanto o Dr. Hayashi estava visitando o Hawai, ele iniciou a Sra. Takata como mestre Reiki. Ela foi a 30ª Mestre iniciada pelo Dr. Hayashi. Seu certificado, datado de 21 de fevereiro de 1938, deu a ela o status de Mestre Reiki (Reiki Master). A Sra. Takata iniciou 22 mestres. A maioria desses 22 mestres estão vivos praticando e ensinando Reiki até hoje.

Em algum ponto, o Reiki ensinado por Hayashi à Takata mudou. Muitas das práticas espirituais e meditativas (que agora estão sendo redescobertas a partir do Japão) estavam desaparecidas. Não está claro o por que disto ter acontecido. Não é sabido se ela não foi ensinada por Hayashi ou se foram deixadas de lado porque os ocidentais não as entenderiam. Em qualquer caso, elas não foram passadas adiante para a grande maioria de praticantes ocidentais. Talvez seja por isso que tantas pessoas tentam adicionar práticas espirituais tibetanas e de outros locais em uma tentativa de "preencher as lacunas" que eles percebem estarem faltando.

Após a morte da Sra. Takata, o Reiki na América se dividiu em duas escolas principais. Foram elas: o Reiki Radiance fundado por Barbara Weber Ray e a Reiki Alliance fundada por Phyllis Lei Furumoto (a neta da Sra. Takata) e os mestres remanescentes da Sra. Takata. Phillis começou a clamar, conforme o tempo passava, que ela era agora a "Grande Mestre e portadora da linhagem" do Reiki. Enquanto a Sra. Furumoto é certamente a cabeça atual da Reiki Alliance e da linhagem Hayashi-Takata, que trouxe o Reiki para a América e grande parte do mundo, está claro que não existe a designação de "Grande Mestre" que Usui tenha passado para qualquer pessoa.
Reiki tem evoluído substancialmente desde a época da morte da Sra. Takata no mundo ocidental. Reiki espalhou-se pelos Estados Unidos, Europa e Índia. Vários mestres tem adicionado ou suprimido técnicas e modificado os ensinamentos. Alguns acrescentaram técnicas tibetanas, Chi Kung, Wicca, novos símbolos e estilos completamente novos tem sido criados. Existem estilos agora como: Raku Kei Reiki, Vajra Reiki, Blue Star Celestial Reiki, Karuna Reiki, Seichim Reiki, Tera Mai Reiki tanto quanto muitas variações do método tradicional Usui. A grande maioria de praticantes são mestres independentes de Reiki.

A realidade parece ser que não há registros de que ele tenha estado na Universidade Doshisha, fosse como aluno ou professor. Do mesmo modo, não há registros dele na Universidade de Chicago, tão pouco o curso que ele haveria frequentado existiu até algum tempo depois. Possivelmente, tudo isso foram embelezamentos que Takata adicionou para tornar o Reiki mais palatável para os ocidentais que ela ensinou.

Algumas histórias parecem ter sido totalmente mal interpretadas, como a história dos mendigos que não era para justificar o alto custo dos treinamentos ou a "troca de energia" mas para ensinar que algumas pessoas escolhem não se curar e mudar. Por isso os 5 princípios do Reiki

Somente agora com o material do Reiki Ryoho proveniente do Japão é que podemos ver qual era a intenção e como o sistema foi sendo “adequado” aos interesses econômicos! Portanto, desconfie sempre, de quem lhe cobra e, mais ainda, de quem cobra preços elevados. Reiki é Amor e Doação, como os passes espíritas, embora diferentes.

Se estiver interessado em participar de projeto de sintonização de Reiki gratuito e à distância entre na lista de discussão REIKI BR, tudo lá é de graça ( reikibr-subscribe@yahoogrupos.com.br) e fale desse artigo.


Perguntas Respondidas