A Arte e o Espírito    (O Julgamento)
30ª Parte - O Ódio Através dos Tempos
por Jorge Queiroz

 

CENA 46 A IMAGEM PROJETADA NO FILÓ MOSTRA GABRIEL E MARIANA.
MARIANA Meu Deus, quanto ódio. Um ódio como esse é capaz de durar muitas vidas!
GABRIEL Já dura, minha filha. Antônio persegue Paulo através dos tempos, desde o império romano, onde Paulo como centurião, representava Roma e com a sua espada, cruelmente tirou a vida de Antônio. Isso mesmo, Antônio era aquele cristão que indefeso, sucumbiu ao poder de Paulo. Agora, Antônio tentando ganhar o poder, buscava a revanche. Ele mexeu com a vaidade de Paulo, conseguiu seduzi-lo com promessas de um poder político. Sabia que, se Paulo se afastasse dos seus ideais, teria conseguido enfiar em Paulo a mesma espada que o matou, destruindo a sua fé e colocando por terra todo o trabalho de resgate durante muitas existências.
Quanto a Antônio, não conseguiu vivenciar as palavras do Cristo, a quem seguia. Não deu a outra face a quem lhe feriu. Ele ainda vai ter que purgar por muito tempo ainda esse ódio.
MARIANA Ainda bem que Paulo resistiu.
GABRIEL
Ë, mas precisou de um aviso. Talvez se ele não tivesse perdido o dom da cura, hoje seria mais um poderoso político, sem compromisso nenhum com o povo.
MARIANA Pelo amor de Deus seu Paulo, salve a minha menina!
MARIANA E a menina Mariângela, mestre? Por que uma criança tão pequena tem uma vida tão sofrida assim?
GABRIEL No caso de Paulo, ela foi apenas um instrumento, mas a dívida dela vem de uma outra existência, quando por preconceito e medo, abandonou sua filhinha com lepra. Hoje, a situação se inverteu e sua filha na época, voltou como sua mãe, transmitindo-lhe a doença, mas provando que o amor pode derrubar todas as barreiras.
MARIANA Então, de uma forma ou de outra, todas as vidas se cruzaram.
GABRIEL É verdade Mariana. Na busca da perfeição, voltamos várias vezes. Mas quando se vive com amor tudo é mais fácil, até resgatar dívidas passadas. Mas agora é hora de retornar ao tribunal, o juiz vai pedir o "Veredicto" dos homens. Mas o que importa mesmo é o veredicto divino.
  (Gabriel faz um sinal e Mariana desaparece. Logo depois some o VT).


Perguntas Respondidas